PUBLICIDADE

Página Principal : História


História do Estado brasileiro de Alagoas


Publicidade



A história de Alagoas começa com a descoberta do Brasil quando o atual território do Estado era habitado pelos índios Caetés. Situado entre os dois maiores centros de produção de açúcar do Nordeste brasileiro ? Pernambuco e Bahia -, O Estado desenvolve e consolida uma economia baseada na produção de açúcar e na criação de gado na qual era utilizada, sobretudo, a mão-de-obra de escravos negros e mestiços.

No século XVI e XVII, piratas estrangeiros atacaram sua costa, atraídos pelo pau-brasil. No início do século XVI a região foi invadida pelos franceses. No entanto, em 1535, Duarte Coelho Pereira, donatário da capitania de Pernambuco, retoma o controle da região para os portugueses.Duarte incentiva, também, a cultura da cana-de-açúcar. No século XVII, os holandeses ocupariam a região e só se retirariam em 1645.
Para manter o controle do território, os colonizadores entram em choque com os nativos e dizimam as tribos indígenas como a dos caetés. A partir do fim do século XVI, Alagoas e Pernambuco foram o centro da mais importante resistência negra à escravidão: o quilombo de Palmares destruído em 1694 por Domingos Jorge Velho, depois de quase um século de existência.
Durante a maior parte do período colonial, Alagoas fez parte da capitania de Pernambuco. Torna-se um distrito judiciário em 1711 e se separa em 1817 para se tornar uma capitania autônoma. Esta separação foi uma represaria do governo central à revolução pernambucana.
Com a Independência, em 1822, Alagoas é transformada em uma província. Em 1839, Maceió torna-se a nova capital, no lugar de Alagoas, hoje em dia Marechal Deodoro. Durante o Império, realizaram-se movimentos como a Confederação do Equador e a Cabanagem. Mesmo durante esse período, Alagoas guarda as características econômicas e sociais de seu passado: economia agrária, tendo como base a produção de cana-de-açúcar (Zona da Mata) e do algodão (agreste) com uma pequena industrialização. A sociedade continua dependendo do poder dos coronéis, grandes proprietários de terra e chefes de oligarquias locais. Os dois primeiros presidentes do Brasil republicano eram de Alagoas: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. A província tornou-se um Estado durante a proclamação da República em 15 de novembro de 1889. A partir dos anos 60, a economia de Alagoas é beneficiada pelos programas da SUDENE para a exploração do sal gemme, recebendo investimentos da Petrobrás para a exploração do petróleo. Fernando Collor de Melo, primeiro presidente eleito do Brasil era governador de Alagoas antes de sua eleição.Localizada na região Nordeste, Alagoas possui um litoral rico em belezas naturais, planícies encharcadas e lagos que podem ser percorridos pela BR 101. A estrada segue toda costa desde a foz do rio São Francisco, que faz a fronteira do sul do estado com Sergipe até o Norte entrando em Pernambuco. Alagoas depende economicamente das grandes plantações de cana-de-açúcar e disso é o maior produtor do Nordeste com uma produção de 28 milhões de toneladas por ano em 2001. Em relação à cana, Alagoas só é ultrapassada pelo Estado de São Paulo. Noventa por cento das exportações do Estado provêm da cana da qual 73% em açúcar e 17% em álcool. Além da cana, cultiva-se o algodão, o tabaco, a mandioca, a farinha e a noz de coco. Sua renda per capita é um pouco abaixo da média do país. Durante os últimos dez anos, o turismo se desenvolveu no litoral. Os turistas visitam não só a capital Maceió, mas também Barra de São Miguel, Barra de santo Antônio, Paripueira, Marechal Deodoro e a cidade histórica de Penedo. Os principais atrativos de Alagoas são suas belas praias e sua cozinha rica e diversificada como os pratos do litoral à base de sururu, um tipo de mexilhão dos lagos da região.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Lula Erra Em Bruxelas: Há Cana-de-açúcar Na Amazônia
- Rio São Francisco Pode Ter Duas Usinas Nucleares
- Colonização Do Brasil E Capitanias Hereditárias
- Quilombo Dos Palmares: Os Negros Liderados Por Zumbi
- História Do Brasil
- O Café Nosso De Cada Dia
- Califórnia, Não. Texas(efeito Etanol)


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online