PUBLICIDADE

Página Principal : Comunicações e Mídia


O jornalismo na era da publicidade


Publicidade



Leandro Marshall, professor de jornalismo da Universidade de Passo Fundo/RS, Brasil, faz uma importante análise crítica da entrada da publicidade no jornalismo. Ele se utiliza de autores clássicos e contemporâneos para contextualizar sua exposição, desde Karl Marx a Jean Baudrillard, este último, um dos maiores críticos iconoclastas (denuncia a sociadade do consumo regida pelas imagens).

Muitos outros autores são citados e contextualizados dentro do tema e dão um quadro extremamente crítico do jornalismo, em especial o impresso. A história da imprensa é revelada e desde seu início, o caráter comercial está agregado como premissa para sua existência. O jornalismo é um produto desde seu surgimento. Hoje a publicidade dita até o formato das matérias e o jornalismo cor-de-rosa, aquele que é leve, divertido predomina no cenário da informação.

O jornalismo não vive sem a publicidade, assim como o leitor/espectador não aceita uma publicação jornalística sem anúncios. E dessa situação a publicidade se aproveita para tomar cada vez mais espaço. Algumas pesquisas são apontadas na obra e indicam que o espaço publicitário tem mais espaço nos meios de comunicação que o jornalismo. E pensando em todos os media, informação jornalítica tem em torno de 10% de espaço.



Veja mais em: Comunicações e Mídia

Artigos Relacionados


- O Texto Jornalístico
- Imprensa De Moda
- Jornalismo Online Vs Impresso (will Blogs Kill Old Media?)
- A Saga Dos Cães Perdidos
- Radical Chique
- Comunidades Virtuais Ou Hedonismo Individual?
- Que Futuro Para Os Media Tradicionais?


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online