PUBLICIDADE

Página Principal : Comunicações e Mídia


O que é o Jornal de Empresa?


Publicidade



Espaço  de identidade e personalidade própria da empresa, reconhecida pelos seus públicos e distinta da concorrência. Favorece  o controlo da informação.

Porquê um jornal na empresa?

? A Comunicação empresarial estimula o empenhamento, a motivação e a participação na empresa

? Jornal da empresa é utilizado tanto para a comunicação interna como para a comunicação externa

? Cliente do jornal da empresa: o público interno - os trabalhadores (com formação muito diversificada, que pode obrigar a fazer revistas, jornais ou folhas específicos para públicos mais especializados)

? Um trabalhador informado e esclarecido, seja de que hierarquia for, desempenha melhor o seu papel

? Os encargos são um investimento e não um custo.

Situação do Jornalismo de Empresa em Portugal:

? Num inquérito da APCE a trinta empresas de grandes dimensões, 1/3 editava um boletim, 1/3 editava uma revista, e 30% editava um jornal. O director é geralmente um licenciado da área de comunicação que ocupa também cargos na áera do marketing, publicidade, relações públicas ou comunicação (Newsletter da APCE, n.º 6, Jan/Fev 92)

Funções do Jornal de empresa

? Informar

? Motivar

? Desenvolver o sentimento de pertença

? Valorizar as experiências

? Destruir barreiras

? Explicar a estratégia da empresa

? Formar

Tipos de Jornal de Empresa?

Imprensa de empresa:

Jornal externo ? meio de comunicação entre a empresa e os seus públicos externos, que projecta os valores e os objectivos da empresa. Só divulga as informações que consolidam uma boa imagem

Jornal interno ? meio de comunicação interna, pode ser um órgão de informação, de formação ou de expressão. Não é nem um meio de autopromoção dos dirigentes nem uma tribuna dos empregados.

Jornal misto ? a maioria dos jornais de empresa são mistos,.

Vantagens do Jornal de Empresa?

? Credibilidade

? Leitura fácil

? Oportuno

? Suporte não rígido

? Características persuasivas

? Relação custo/eficácia competitiva

? Feedback do seu público

? Flexível

? Acessível

Como fazer um Jornal de Empresa?

1- Fazer um estudo prévio ? quem quer informar? O que é que quer informar? Quem se quer informar?

2- Escolher a equipa responsável pelo jornal:

Internamente, com um director, um coordenador de redacção, um ou mais redactores, um responsável gráfico, um fotógrafo, uma secretária de redacção e um revisor

Externamente, recorrendo a uma agência de comunicação, solução mais simples e mais económica

3- Preparar um orçamento ? concepção e criação de um número zero, definição do preço da edição, paginação e impressão de cada número.

4.- Arrancar com o jornal

Conselho redactorial: reuniões periódicas; reunião de arranque e reunião de controlo com ordem de trabalhos definida; elaborar actas das reuniões.

Um bom Jornal de Empresa

? Uma linha orientadora clara; Deve prosseguir os objectivos da empresa Deve ser da empresa e não da Administração Deve ter o seu estatuto editorial definido

? Ajustado á cultura da empresa; Deve promover, reforçar e consolidar uma cultura própria ? uma cultura única onde se interpenetram as diversas culturas que existem dentro da empresa

? Apresentação agradável; Deve ser graficamente atractivo, com boas fotografias, boas ilustrações e textos acessíveis e inteligíveis

? Periodicidade;

? Profissionalismo jornalístico Deve adoptar técnicas do jornalismo (lead, pirâmide invertida, etc.)

? Abertura e sentido de humor;

? Pluralismo interno;

? Formar e informar.



Veja mais em: Comunicações e Mídia

Artigos Relacionados


- Princípios Do Direito Do Trabalho
- Crítica Sobre Aprendizagem Organizacional Numa Empresa (i De Ii)
- Papa Paulo 16
- Crime Consumado E A Iter Criminis
- Traduzindo A Linguagem Dos Políticos.
- Princípios Básicos Da Administração Pública
- Mercados Internos De Trabajo E Analisis Laboral


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online