PUBLICIDADE

Página Principal : Comunicações e Mídia


A comunicação e a sociedade


Publicidade



É através da comunicação que as pessoas interagem entre si e se tornam integrantes de uma sociedade. É como se cada um de nós fossemos membro de um corpo. Para que este funcione é necessário haver comunicação entre as partes. Ela é feita desde que nascemos. O choro de um bebê, por exemplo, exprime fome, dor ou outra necessidade qualquer. 

     Por meio da comunicação os indivíduos assimilam suas culturas, suas maneiras de agir e pensar em sociedade e definem quais os valores os nortearão no convívio em grupo. Esses indivíduos são seres sociais e dependem direta ou indiretamente uns dos outros. Essa dependência se estabelece através da comunicação. Ela está presente em todos os momentos da vida de uma pessoa e se utiliza de vários códigos. São eles os gestos, os sons, os símbolos, a escrita e claro, a língua. A comunicação é também mediada por vários meios, entre eles os eletrônicos, que nem sempre são acessíveis a todos. Vista de uma maneira não simplista a mensagem não é independente do meio, ou seja, do veículo. Para cada tipo de mensagem há um veículo apropriado que tornará a mensagem, o conteúdo inteligível. 



     Num ato de comunicação é necessário decifrar os códigos utilizados por ela. Isso se dá por meio do conhecimento, da alfabetização, religião, cultura, da política e dos estudos. O indivíduo precisa, por exemplo, ter noções sobre formas conotativas e denotativas de se expor uma idéia. Precisa saber também que uma mesma palavra pode ser interpretada de diferentes formas dependendo do contexto e, principalmente, ter opinião crítica. Estamos sempre rodeados de comunicação e não sobrevivemos sem ela.



     Dado isso é importante ressaltar que o acesso à informação, à cultura e à educação de boa qualidade de forma igual a todos, o que não é realidade em nosso país, são primordiais para que o destinatário de uma mensagem tenha bagagem suficiente para decifrá-la e analisá-la criticamente, não sendo mero recebedor de um conteúdo que nem sempre será útil a ele. 



Veja mais em: Comunicações e Mídia

Artigos Relacionados


- Modelo Two-step.flow
- Comunicação
- Comunicação
- Ética Na Mídia
- Variabilidade Lingüística & Morfossintaxe Do Nome
- Comunicação Na Igreja. Falando Com As Paredes?
- A Tv Aos 50


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online