PUBLICIDADE

Página Principal : Ciências Politicas


A força do Clientelismo


Publicidade



RESUMO

A prática política de cooptação de eleitores vem desde o período em que o Brasil era Colônia de Portugal. O Clientelismo político, ou seja, a troca de favores entre candidatos e eleitores, perdura ao longo da história do país, modificando-se de acordo com a conjuntura histórica, mas sem perder o seu objetivo primordial: manter o poder político nas mãos das elites sociais. Assim, o Clientelismo, que é próprio da cultura política nacional, está também inserido na lógica do capitalismo, em que tudo se transforma em mercadoria.Esse estudo de caso da cidade de Pombal, município da Paraíba, procura demonstrar que, a partir dos anos finais do regime militar no Brasil, na década de oitenta, até as primeiras eleições do Séc. XXI, essas relações de clientelismo entre políticos e eleitores foram se modificando e adaptando-se em cada um dos pleitos eleitorais ocorridos na cidade. A análise dos depoimentos dos moradores permite-nos afirmar que os programas sociais celebrados entre a União e o município, são amplamente utilizados como moeda de troca pelos gestores do município, resultando num clientelismo mais organizado, legalizado e oficial.



Veja mais em: Ciências Politicas

Artigos Relacionados


- Os Governantes Paulistas Alastrando A Violencia Sobre Todo Os Pais(especial Amazonas)
- Os Governantes Paulistas Alastrando A Violencia Sobre Todo Os Pais(especial Amazonas)
- O Populismo Na Sociedade Brasileira (1)
- O Que é Economia Política
- A Politica E O Novo Marketing
- 1808
- PÃo E Circo Os Bastidores Da PolÍtica


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online