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Ong - Metodologias de Avaliação - Sociologia


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SOCIOLOGIA PROBLEMAS E PRÁTICAS - METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO (n.º 22) Metodologias de avaliação de projectos de desenvolvimento em Portugal ? estado da arte e propostas para a melhoria dos sistemas de avaliação.

 Um número temático de uma revista de referência - a Revista ?Sociologia, Problemas e Práticas?, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa (CIES-ISCTE), organizado por Luís Capucha e Paulo Pedroso, dedica-se à abordagem de metodologias de avaliação de projectos, programas e políticas dando espaço à reflexão científica, ao aprofundamento de conhecimentos técnicos e reflectindo a relevância do tema do ponto de vista social e político a nível nacional e internacional. Esta revista começa por abordar o ?estado da arte em Portugal?, procurando sistematizar a experiência recente em Portugal (e comparativamente com outros países da União Europeia, tardia), terminando com uma proposta de sistema de avaliação de programas para o futuro que combina formas mistas de avaliação interna e externa, inter-activa, sistémica e processual particularmente dirigidas a acções de formação e integração socio-profissional, de desenvolvimento local e de combate à pobreza e exclusão social em diversos domínios de actuação. Abarcando a avaliação de grandes programas de desenvolvimento regional e local, também de projectos de reabilitação urbana, passando pela avaliação centrada nos agentes e pela análise de processos e resultados, nas várias esferas de intervenção ligadas ao desenvolvimento económico e integração social, esta revista reúne o contributo de um conjunto de especialistas na área da avaliação de projectos de desenvolvimento, revista esta que, assim, constitui uma referência para quem se interessa por estas áreas de intervenção. Este número temático, que apresenta resumos de todos os artigos em francês e em inglês, contém os seguintes artigos:

 ?Metodologias de avaliação: o estado da arte em Portugal?, Luís Capucha, ?A avaliação comunitária de programa regionais: aspectos de uma experiência recente?, João Ferrão; ?Avaliação ex-ante do impacte de grandes projectos sobre o desenvolvimento local : um contributo metodológico a propósito do projecto Ford/Vw?, A. Oliveira das Neves ?Avaliação processual em reabilitação urbana: conceitos e instrumentos?, António Firmino da Costa e João Emílio Alves

 ?Estratégias de actores: prospectiva e avaliação?, Margarida Perestrelo e José Maria Castro Caldas

 ?Avaliar (n)a escola: quadros, modelos, práticas?, Leonor Teixeira, Luísa Delgado e João Sebastião

?Impacto social da operação integrada de desenvolvimento da Península de Setúbal (1988-1992)?, Isabel Guerra e Walter Rodrigues

?A avaliação nos projectos de intervenção social: reflexões a partir de uma prática?, Alcides Monteiro

?Uma proposta de avaliação de acções de formação?, Conceição Pereira;

?Sistema de acompanhamento e avaliação do Programa Horizon: uma experiência de avaliação?, Elsa Pegado, Helena Seita Gonçalves, Joaquim Bernardo e Paulo Costa Santos

?Sistema de avaliação de programas: uma proposta para o futuro?, Luís Capucha ?Experiências de avaliação em Portugal?, Luís Capucha e Sandra Saleiro.

 Como é referido nesta Revista (p. 24): ?A avaliação, se não é uma disciplina, é um campo com alguma autonomia no contexto das ciências sociais, pela natureza comprometida dos processos que a caracterizam e pelo facto de ser, por definição, produtora de conhecimentos que têm em vista uma aplicação prática por parte de um conjunto de actores sociais?.

De realçar ainda o esforço realizado no sentido de proceder à  recolha de uma extensa e importante bibliografia (PP. 197-204) que procura reunir os principais contributos na área de avaliação de ?programas de investimento de desenvolvimento local/regional, do investimentos e da mudança organizacional das empresas, da educação e do ensino, das políticas urbanas, das políticas de combate à exclusão social e de protecção social e, ainda, das políticas de ambiente.? A edição desta revista pelo CIES-ISCTE teve o apoio do Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional e da Direcção Geral do Desenvolvimento Regional de Portugal.


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