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Corpo e Alma Notas etnográficas de um aprendiz de boxe


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Introdução: Loïc Wacquant é um sociólogo francês, especializado em sociologia urbana com o estudo sobre a pobreza nas grandes cidades. Os seus estudos são feitos através de etnografia participante, como pode ser visto em seu livro ? Corpo e alma: notas etnográficas de um aprendiz de boxe.?, conduzindo um extensivo trabalho de campo em ginásio de boxe em Chicago, no qual ganhou a sua fama. Loïc Wacquant desejou mostrar as tendências dominantes que ocorriam nos guetos afro-americanos de Chicago, nas concepções populares da ?classe pobre?, discutindo que o Boxe no Ginásio é uma das varias instituições que estão contidas dentro do gueto como uma forma de refugio dos problemas vividos dentro da comunidade, como o tráfico de drogas. O seu interesse pela cidade de Woodlawn situada em Chicago foi à transformação de um bairro branco de classe média tornar-se após a Segunda Guerra Mundial em bolsão de pobreza abaixo da linha da pobreza, seguintes na década de 1950 á 1980. Seu intuito no início foi analisar o ligamento dos jovens com a academia de boxe da região, chamada de Gym Boy and Girls Club of Woodlawn, de início sua participação para pesquisa foi feita através de relatórios e gravações diárias. Mas a metodologia usada nas pesquisas etnográficas foi reformulada por Loïc Wacquant, ele inverte a fórmula tradicional ?observação participante?, tornando o método, a já levantada hipótese de uma ?participação observante?. O autor simultaneamente impede-se de falar em nome dos outros e transforma a observação em ato descritivo. Metodologia: Para entender a metodologia adquirida por Loïc Wacquant, é necessário revelar que ele foi aluno de Pierre Bourdieu, sociólogo francês que tinha como proposta fazer, uma proposta à Teoria Sociológica contemporânea, alguns elementos merecem destaque: a releitura dos clássicos, a construção de conceitos e a postura crítica do intelectual diante de uma tomada de posicionamento político, elementos estes juntos em sua discussão sociológica. Ao compor, por exemplo a idéia de campo, Bourdieu dialoga com a idéia de esferas, proposta por Max Weber e, ainda, com o conceito de classe social de Marx. Tais estruturas são construídas socialmente assim como os esquemas de ação e pensamento. O que pode ser vista é uma renovação sociologica feita por Bourdieu sobre o conceito de transcendera oposição entre objetivismo e subjetivismo, como uma noção mediadora ajudando a romper com a dualidade de senso comum entre individuo e sociedade ao entender ?a interiorização da exterioridade e a exteriorização da interioridade?, como solicitações do meio social. Em todo caso ?Corpo e Alma? estimula a reflexão e a renovação de temas clássicos do domínio antropológico e sociológico, tais como a "produção do corpo", a "observação participante" e as "relações interétnicas", as relações entre o microcosmo com o macrocosmo, por exemplo. Ao mesmo tempo em que retoma tópicos canônicos, as abordagens são inovadoras. Nele, o observador que descreve introduz ele próprio como objeto e sujeito da observação. As notas etnográficas são ao mesmo tempo, as de um antropólogo em trabalho de campo e as de um aprendiz de boxeador. Além disso, o etnógrafo elimina a tradicional conceito entre o "estar lá" da observação e o "estar aqui" da redação descritiva e tradutora, tornando a observação em um ato descritivo, Loïc Wacquant tornou a experimentação um meio de serviço para a observação. Em todo caso, se a pesquisa do autor fosse apenas de observação não poderia enxergar o ? habitus pugilístico?, nome esse dado para análise que mistura observação, experimentação, conhecimento de campo e transformação. Como se a pesquisa fosse um processo de produção do conhecimento não apenas do corpo do boxeador, mas do espírito também. Construindo um conhecimento das minuciosas práticas do boxeador, coletivamente e individualmente que não é vista apenas na observção, método esse que pode ser chamado de estudoda natureza particular, ou seja, o ?habitus pugilístico?. O significado do habitus foi reformulado por Bourdieu que o defendia, como um sistema de disposições duráveis transponíveis que é integrado a todas as experiências passadas, funcionando como uma matriz de percepções, apreciações e ações que torna possível cumprir tarefas diferenciadas de acordo com as transferências de esquemas adquiridas em alguma pratica anterior. Modeladoras, as práticas do ginásio possibilitam uma conversão gradual, emocional e mental que se efetua sobre um modo prático e coletivo, sobre a base de uma educação implícita que pacientemente redefine um a um, todos os parâmetros da existência do boxeador. De todo modo, o gym é um espaço liminar, ?antídoto da rua?, esse local ?onde se fabricam estas mecânicas de alta precisão que são os boxeadores?. A reflexão pelas análises de Loïc Wacquant, a produção do boxeador por ?mais individual dos esportes? só é possível através de práticas coletivas, e oferece uma superação em ação da antinomia entre o individual e o coletivo, ?o paradoxo de um esporte ultra-individual cuja aprendizagem é completamente coletiva?. Conclusão: O autor apresenta o boxe como um meio de fugir da realidade das ruas, como uma alternativa ou uma arma contra delinqüência. Na formação do boxeador com a introdução da disciplina, a reformulação espiritual física e mental do boxeador profissional, altera-se em relação à comunidade do ginásio e entre o gueto. Revelando que a ação do ?habitus pugilístico? não trás apenas conseqüências no individual técnico, mas na introdução coletiva de herói no interior do ginásio de boxe.


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