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Educação e Escola


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EDUCAÇÃO E ESCOLA ?A escola é uma maravilhosa colaboradora, mas são os pais que educam... As bases que desenvolvem o caráter da criança correspondem aos pais, cabendo à escola o papel de orientadora e reforçadora da educação familiar, que deve ensinar os modelos de convivência e exemplificar a verdade, a alegria, a paz, a tolerância, a justiça?. Egidio Vecchio. A educação é uma das atividades básicas de todas as sociedades humanas, que dependem, para sobreviver da transmissão de sua herança cultural aos mais jovens. Toda sociedade, portanto, utiliza os meios que julga necessários para perpetuar sua herança cultural e treinar os mais jovens nas maneiras de ser e pensar do grupo. O que integra o indivíduo na sociedade e no grupo social em que vive é o patrimônio cultural que ele recebe pela educação. A criança, por exemplo, passa desde cedo pelo processo de socialização, na medida em que aprende as regras de comportamento do grupo em que nasceu. O OBJETIVO DA EDUCAÇÃO é a transmissão da cultura; A adaptação dos indivíduos à sociedade (socialização); O desenvolvimento de suas potencialidades; O desenvolvimento da própria sociedade. Educação informal, assistemática ou difusa - é a que acontece na vida diária pelo aprendizado das tarefas normais de cada grupo social, pela observação do comportamento dos mais velhos, pela convivência entre os membros de uma sociedade. Educação sistemática ou formal ? é uma maneira seletiva de educação, seleciona os elementos essenciais dentro da cultura, para serem transmitidos por pessoas especializadas. Escola como grupo social e como instituição: A escola pode ser vista como grupo social (que transmite cultura), é considerada uma reunião de indivíduos (alunos, professores e funcionários) com objetivos comuns e em contínua interação. Educadores, educandos e outros grupos: Os educadores (diretor, professores, orientadores e auxiliares) representam um grupo maduro, geralmente de idade mais avançada que a dos alunos e integrado aos valores sociais vigentes. Sua tarefa principal é transmitir aos educandos esses valores sociais. Grupos de ensino: É a classe. São grupos artificialmente formados, pois os participantes não têm escolha própria, mas por designação da administração. Os alunos são sujeitos a horários fixos e programas determinados, devendo freqüentar obrigatoriamente as aulas e submeter-se à verificação de aproveitamento. Mecanismos de sustentação dos agrupamentos na escola: Liderança: o professor exerce sobre os alunos uma liderança institucional, isto é, decorre de sua própria posição na estrutura da escola. Mas o bom andamento das atividades escolares depende também da liderança positiva exercida por alunos que, por suas características pessoais, se colocam em posição de orientar o grupo. Normas: existem regras que orientam o comportamento de alunos e professores. Assim, espera-se que o professor esteja no horário da aula, que cumpra o programa estabelecido, que responda às dúvidas dos alunos, etc. dos alunos se espera que estejam na escola no horário certo, que realizem as atividades propostas pelos professores, que estudem a matéria ensinada, que usem os trajes estabelecidos, etc. Sanções: as administrativas baseiam-se na legislação e nos regulamentos internos da escola: suspensão e dispensa por faltas e reprovação por falta; as grupais: são aplicadas pelos vários grupos e atingem tanto alunos quanto professores; podem assumir a forma de zombaria, rejeição pelo grupo, indisciplina, falta de colaboração, descaso, avaliação negativa pelo mau comportamento em detrimento de boas notas, etc. A ESCOLA É UMA PEÇA DE UMA ENGRENAGEM MAIOR A maneira como a escola está organizada é o resultado da organização da sociedade em seu conjunto. (...) Vale a pena tentar mudar aescola? Há quem pense que, enquanto as relações de poder na sociedade não mudarem, a escola continuará funcionando do mesmo jeito. Essas pessoas acham que não adianta tentar mudar a escola. Ora, os que pensam assim esquecem que, justamente porque a escola está dentro da sociedade, quando mexemos na escola estamos mexendo na sociedade. E a sociedade, por sua vez, também não é uma coisa fixa, parada, que não muda. A sociedade não são só os donos do poder. A sociedade são também todos aqueles que, até agora, não tiveram vez nem voz. A sociedade somos todos nós. A sociedade pode e deve mudar, mas somos nós que temos de procurar essas mudanças. Nós que achamos, por exemplo, que a escola é uma coisa muito importante e que ela está funcionando muito mal. Muita coisa pode ser feita para melhorar a escola. (...) É urgente e prioritário adotar medidas que assegurem a todas as crianças o ingresso na escola e sua permanência no ensino pelo maior tempo possível. Algumas dessas medidas práticas, com efeito positivo imediato, são as seguintes: prolongamento do tempo de duração da jornada escolar; adaptação do horário e do calendário escolar às necessidades das crianças que trabalham; distribuição gratuita de todo o material escolar. Incentivar de alguma forma as famílias para que encaminhem seus filhos para a escola é fundamental. (Ceccon, Claudius; Oliveira, Miguel Darcy de; Oliveira, Rosiska Darcy de. A vida na escola e a escola da vida. P.80-85).


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