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Aprendizagem e Auto Conhecimento: VIGOTSKY


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Inúmeros autores, antropólogos, sociólogos, lingüistas, educadore retomam as idéias de Vigotsky que formaram ao final da última década de sua vida, mas as idéias se mantém vigentes à mais de 70 anos depois, essas idéias são assumidas com hipóteses de um vasto movimento de investigação atualmente em curso. Os estudiosos hoje rejeitam, cai por terra a idéia de que a criança, universal, que evolui e aprende sozinha, em um ambiente vazio sem cultura, á margem, distante das relações sociais em seu meio, isso não é mais aceito. Investigações filogenéticas e históricas que se remontam a 40.000 aC, comprovam que especialmente a partir das escrituras cuneiforme, 4.000 aC. a escola como afirma Vigotsky, tem um aspecto universal e necessário ao processo cultural organizado.
Pois é através da história de cada um , que se diferencia de outros processos de sociedade a multiculturalidade, o respeito as diferenças de cada povo, de cada grupo social. Os estudos de Vigotsky e seus seguidores sobre aquisição de linguagem como fator histórico e social enfatizam a importância da interação e da informação lingüistica para a construção do conhecimento. O centro do trabalho passa a ser, então, o uso e a funcionalidade da linguagem, o discurso e as condições de produção. O papel do professor é o mediador, facilitador, que interage com os alunos através da linguagem num processo dialético. O Socioconstrutivismo, traz a convergência das idéias Piagetianas e Vigotskyanas, a construção do conhecimento numa visão social, histórica e cultural. Piaget trabalha com os níveis maturacionais, Vigotsky com a relação aprendizagem desenvolvimento. Vigostsky ampliou a experiência de Piaget colocou situações problema que interferem na atividade da criança. Observou que é legítimo pressupor que as interrupcões no fluxo regular da aprendizam constituem um estímulo importante para a fala egocêntrica. Vigotsky registrou, através de sua experiência que "os dados obtidos sugerem fortemente a hipótese de que a fala egocêntrica é um estágio transitório na evolução da fala oral para fala interior". Diferente de Piaget, considerou a fala primitiva como essencialmente social, também global e multifuncional: Numa certa idade ddivide-se em fala egocêntrica e fala comunicativa... A fala egocêntrica emerge quando a criança tranfere formas sociais e cooperativas de comportamento para a esfera das funções psíquicas interiores e funcionais. Vigotsky em sua curta tragetória nos serviu para os alicerces da aprendizagem, que até hoje seus estudos e pesquisas na aréa da educação e como orientam as práticas escolares, neste momento tão conturbado em que a educação se encontra falha, e sem força para agir no monstruoso mundo globalizado onde a idéia e as respostas chegam prontas onde a introspecção e o comunismo destrõem as relações humanas já a tanto tempo defasadas, é obrigação do professor que forma opiniões, tentar fazer o melhor possível para a formação de cidadões dignos e críticos, responsáveis com sua própria história e respeito as demais. O respeito e a dignidade seja a base sólida de nação, e não o que observamos em nosso meio criançãs entregues ao tráfico, sem ter tido acesso a educação, vivendo somente de seu pequeno meio, o meio da curta vida, este é apenas um dos muitos exemplos que poderiam aqui ser citados.


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