PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir


Publicidade




O livro relata a experiência inovadora da Escola da POnte, desenvolvida em Portugal e que conta com mais de trinta anos de existência.
O educador Rubem Alves ao tomar contato com a escola da Ponte viu a materialização de todos os seus anseios educacionais na medida que, a escola da POnte apresenta uma prática focada no aluno e em suas necessidades fazendo do espaço escolar um verdadeiro laboratório de novas experiências, onde a relação professor-aluno é repensada e trabalhada não de forma unilateral- eu professor detenho o saber- mas sim dentro de uma relação dialógica onde saberes são trocados e através da experiência concreta e do exercício da responsabilização os alunos tornam-se protagonistas e com isso sentem-se motivados a aprender e fazer novas descobertas.
Após o autor passar alguns dias em contato com a Escola da Ponte, conversando com a equipe pedagógica :professores e alunos, começou a relatar essas experiências através de artigos publicados no Jornal Corrêio do Povo- em Campinas, artigos estes que foram reunidos neste livro e que expressam todo o encantamento de Rubem Alves com as práticas educacionais vivenciadas na Escola da Ponte.
A Escola da Ponte, que possui uma equipe sólida e que atua há quase vinte e cinco anos na escola, e totaliza 125 alunos,passou no decorrer dos anos por um processo constante construção coletiva e através do ensaio e errro seus educadores , juntamente com a comunidade foram criou-se as bases de uma proposta pedagógica comprometida com o aluno e o desenvolvimento de sua criatividade, partindo do pressuposto que o aprendizado pode acontecer de forma prazerosa e o trabalho com projetos e pesquisas possibilita a troca constante e o crescimento do espírito investigativo.
Assim , a escola da Ponte não apresenta a clássica divisão de salas de aulas seriadas e nem os espaços são organizados com as escolas tradicionais.Os espaços são amplos, as salas são multisseriadas e o que determina o trabalho pedagógico são os temas escolhidos que possibilitaram o agrupamento dos alunos de acordo com os interesses em determinados projetos.O autor relata por exemplo que existe um quadro na escola onde consta:"tenho necessidade de..." e respectivamente outro que diz:"posso te ajudar", o que estimula a troca constante de saberes e a responsabilização contínua de todos com o seu aprendizado e dos demais colegas.Rubem Alves avaliando essas experiências constata no livro que a escola da ponte não tem a cidadania como algo a ser atingido, discurso tão comum e corriqueiro na propostas pedagógicas das escolas, mas sim constanta que a escola da Ponte permite que seus alunos efetivamente vivam a cidadania.Um outro exemplo interessante relatado pelo autor é que os alunos maiores produzem textos para os menores estabelecendo assim uma troca constante entre os alunos sem a rigidez seriada e estanque das escolas tradicionais.
O encanto do autor por essa experiência dá-se sobretudo ao fato que ele é um severo crítico , da forma como a escola está organizada e por isso vê a Escola da Ponte, como um experiência autêntica que estimula a inclusão de todos os alunos, agrega valores que permitem a vivência da cidadania e forma o aluno considerando sua totalidade e não o fragmentando como normalmente faz, segundo o autor, as escolas organizadas nos moldes tradicionais.
O livro A ESCOLA QUE EU SEMPRE SONHEI SEM IMAGINAR QUE PUDESSE EXISTIR retrata a crença de Rubem Alves de que o aprendizado pode ser uma processo prazeroso que experiências como essa devem ser estimuladas, valorizadas e sobretudo divulgadas para que os educadores sintam-se motivados a agregar novos valores as suas práticas é portanto uma tentativa do autor de contagiar educadores para que promovam mudanças que gerem um aprendizado mais lúdico, prazerosos e voltado para a vivência da cidadania, não como algo abstrato, mas sim como algo concreto que pode e deve serdesenvolvido nas escolas.


Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Dificuldades De Aprendizagem
- A Pedagogia E O Método De Projetos
- Pais De Volta à Escola
- A Família Na Escola:agentes No Incentivo Da Leitura E Na Formação Do Leitor Consciente
- A Afetividade Na Escola
- Ensinamos Demais, Aprendemos De Menos.
- Tendências Educacionais


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online