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Temas das provas do ENEM de 1998 a 2008


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Abaixo estão apresentados todos os temas de redação do ENEM de 1998 a 2008.


1998 ? VIVER E APRENDER


O texto dissertativo pressupunha uma avaliação da necessidade de se aprender com todas as situações impostas pela vida.


1999 ? CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL


A dissertação em questão exigia soluções para os problemas sociais emergentes na ótica dos jovens que tem o poder de transformar e agir de forma consciente.


2000 ? DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: COMO ENFRENTAR ESSE DESAFIO NACIONAL?


O texto em questão favorece o texto argumentativo, pois possibilita ao participante abordagens como: controle da natalidade e planejamento familiar, assistência à maternidade, educação básica de qualidade, exploração do menor, prostituição infantil, dentre outros que levam a um debate crítico em respeito ao artigo 227 da Constituição.


2001 ? DESENVOLVIMENTO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: COMO CONCILIAR OS INTERESSES EM CONFLITO?


Nos argumentos, deveriam aparecer críticas coerentes em relação à destruição das florestas e as questões sobre poluição e aquecimento global.

Na conclusão, soluções viáveis para mantermos o equilíbrio do nosso planeta.


2002 ? O DIREITO DE VOTAR: COMO FAZER DESSA CONQUISTA UM MEIO PARA PROMOVER AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS DE QUE O BRASIL NECESSITA?


Assuntos como o poder de voto, a necessidade da democracia, o exercício da cidadania e a concretização política seriam viáveis no desenvolvimento.


2003 ? A VIOLENCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA: COMO MUDAR AS REGRAS DESSE JOGO?


Trabalhar a exemplificação e a análise de causas e conseqüências seria uma alternativa.


2004 ? COMO GARANTIR A LIBERDADE DE INFORMAÇÃO E EVITAR ABUSOS NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO?


Na argumentação, o participante poderia abrir uma discussão entre informação com responsabilidade e abusos da imprensa com programas sensacionalistas.


2005 ? O TRABALHO INFANTIL NA REALIDADE BRASILEIRA


Levantamento de causas e conseqüências seria uma boa técnica de organização e estruturação de conteúdo a ser desenvolvido.


2006 ? O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA


Na argumentação, após uma análise dos textos motivadores apresentados junto à proposta, o participante poderia ressaltar a transformação cultural do homem na medida em que adquiri conhecimento através da leitura.


2007 ? O DESAFIO DE SE CONVIVER COM A DIFERENÇA


No desenvolvimento, poderiam aparecer exemplos históricos para justificar a tese de que o respeito à diversidade cultural, social, econômica, faz-se necessário para uma conduta ética no relacionamento humano.


2008 ? FOI SOLICITADO AO PARTICIPANTE QUE SEJA ESCOLHIDO ENTRE TRÊS AÇOES:


1  suspender completa e imediatamente o desmatamento na Amazônia, que permaneceria proibido até que fossem identificadas áreas onde se poderia explorar, de maneira sustentável madeiras de florestas nativas;


2  efetuar pagamento a proprietários de terra para que deixem de desmatar a floresta, utilizando recursos financeiros internacionais;


3  aumentar a fiscalização e aplicar pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados.




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