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Aspectos RELEVANTES DA PEDAGOGIA DEWEYANA


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A APRENDIZAGEM MEDIADA PELA EXPERIÊNCIA E REFLEXÃO

John Dewey foi sem dúvida, um dos principais pensadores norte-americanos no campo da educação. Dewey nasceu em 1859 e morreu em 1952. Dewey é uma das três figuras centrais do pragmatismo norte-americano. Mas, um tanto diferente de outros autores, Dewey era particularmente um empírico e utilitarista.

A idéia básica do pensamento de John Dewey sobre a educação está centrada no desenvolvimento da capacidade de raciocínio e do espírito crítico do aluno ao invés de simplesmente memorizar as lições. Todo o percurso pedagógico deve ser mediado pela prática cotidiana da experiência. Assim, para Dewey: ?Aprendemos quando compartilhamos experiências?.

Num de seus principais livros sobre a educação, intitulado: Democracia e Educação, Dewey descreve que a reflexão é algo essencial no processo educativo. Crítico da educação conservadora, que privilegia apenas a memorização, Dewey propõe a educação progressista, que busca na experiência pessoal de cada indivíduo mecanismos que favorecem ao mesmo tempo o aprendizado e a reflexão.

Para John Dewey é de vital importância à educação, não se restringir apenas ao ensino do conhecimento como algo pronto e acabado. A educação deve ir muito além de uma mera transmissão de conhecimentos. Ela deve ser um processo no qual, o saber e a habilidade do estudante possam fazer parte da sua vida integral como cidadão, como um ser humano capaz de uma ação refletida e eficaz no seu dia-a-dia. O ensino, portanto, deve ser entendido como prática cotidiana.

O estudante deve aprender por meio da vivência de uma realidade concreta. As soluções para os problemas não devem ser previstas pelo mestre, mas sim descobertas pelo próprio estudante. Dewey entende que só quem descobre pensa, do contrário é repetir e simplesmente armazenar dados.

Nessa concepção formulada por Dewey, de uma aprendizagem que valoriza a experiência própria do aluno, em nada desmerece o papel do professor. Pelo contrário, entendo que este é de fundamental importância para uma boa aprendizagem. Contudo, o papel do professor deverá ser o de disponibilizar dados e propor soluções as quais os alunos devem analisar, estruturar e confrontar para uma possível resolução do problema. Não posso deixar aqui, de reconhecer na proposta de Dewey um horizonte ainda válido para a educação dos dias atuais.




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