PUBLICIDADE

Página Principal : Educação


Chamados para a santificação


Publicidade



Chamados para a santificação

Dos textos bíblicos: 1 Pedro 1:15-16, Tiago 5:17, Mateus 4:18-19, 1 Reis 18

Manaus, 20 de fevereiro de 2010

Eis uma verdade bíblica: Fomos todos chamados para a santificação. No livro de 1 Pedro 1: 15-16 somos desafiados a deixarmos nossa maneira vil de pensar e assumir uma nova postura, a postura de nova criatura, de retornarmos a ser à imagem e semelhança de Deus. "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver".

A nova maneira de viver é resultado de uma mente que não se conforma com este século, mas vai sendo transformada pela aceitação da palavra de Deus (Romanos 12:1-2).

Somos chamados à santificação. Essa chamada pode se tornar um problema para quem não entende o que significa uma chamada. A chamada é o início do processo. A santificação é um processo que depende de diversos fatores, tais como valores humanos vividos ou não; condição emocional; traumas sentimentais; vícios; situação econômica; mas principalmente da decisão de lutar, de se esforçar para entrar no Reino de Deus, visto que somente os que se esforçam entram no Reino de Deus, está escrito: " E, desde os Dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus é tomado por esforço, e somente os que se esforçam se apoderam dele" Mateus 11:12.

Esse esforço inicia quando a pessoa compreende que é pecadora e precisa de Deus para lhe guiar em uma nova direção, a vida eterna. O esforço não se inicia com a santificação. A santificação é o fim da fé. "Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas. I Pedro 1:9. Esta finalidade no entanto pode ser breve ou muito demorada, mas todos os que se esforçam chegam ao fim da fé.

O processo de santificação se inicia com a aceitação da chamada de Jesus ou de um de seus representantes (discípulos) aqui na Terra (pregadores fiéis da palavra, discipuladores, pastores, mestres, evangelistas, bispos, apóstolos).

Quando Jesus chamou seus discípulos não lhes disse que o seguissem apenas após deixarem todos os seus pecados e após se santificarem. No primeiro registro no livro de Mateus 4:18-19 disse: "...Vinde após mim, e eu vos farei pescadorers de homens". Precisamos aceitar a chamada na condição que nos encontramos, foi assim na chamada de Pedro, de André e de todos os demais discípulos que se tornaram fiéis e santos em Deus, dos primitivos a nós.

Sobre essa questão destacamos o encontro de Jesus com Zaquel, o que dizer desse encontro, no qual Jesus olha para Zaquel, um publicano - coletor de impostos, chefe dos publicanos, rico, homem mal visto pelo povo, e simplesmente Jesus lhe diz: "Zaquel, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa - Lucas 19:5. Porque então Jesus não lhe disse: Zaquel, deixa todos os teus pecados e depois disso eu irei até a tua casa. Que o Espírito Santo nos ajude a entendermos que Jesus tem pressa em salvar o perdido, foi para isso que Jesus veio. Jesus sabe que a santificação é um processo que tem início na aceitação do convite.

Quantas pessoas estão desistidas de lutar por uma vida em abundância (vida com Jesus), porque se acham incapazes de vercer seus traumas, seus vícios, iras e frustações. Não respondem a chamada de Jesus, o convite do mestre porque pensam que para estar com Jesus é preciso ser de início puro, correto em todas as suas ações, porque ainda estão em uma vida de pecado desistem, não se deixam envolver com o Deus vivo.

Se não conhermos a verdade, seremos enganados pelo nosso entendimento, chegaremos ao ponto de pensar que é possível nos livrarmos de nossas paixões. Não podemos ser ingênuos, estamos num mundo que jás no malígno, estamos numa guerra interior constante que é a luta entre a vontade da carne e a vontade do Espírito. No livro de Gálatas 5:17 diz: "Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se uma ao outro..."

Somos a geração de Elias. A geração dos que estão sujeitos as paixões mais decidem que Deus assuma o controle de sua vida. No livro de Tiago 5:17-18 vemos que Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.

Conclusão:

Fomos todos inicilmente chamados. Temos que dar o primeiro passo que consiste em aceitar a chamada de Jesus, daí em diante ele vai trabalhando nosso caráter se deixarmos ele agir em nós pelo seu amado Espírito Santo Se assim fizermos chegaremos a estatura completa de Cristo (Efésios 4:13).



Veja mais em: Educação

Artigos Relacionados


- Viva São João!
- Jesus Se Casou?
- Reino De ConsciÊncia
- Debates Sobre O Matrimonio E Outros
- Todo Homem Esta Sujeito A Erros
- Honrando A Jesus
- Mudança De Estilo De Vida - Jesus


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online