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OSWALDO GOELDI artista brasileiro


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A vida não responde imediatamente as nossas complicadas expectativas. Por conta disso, certos eleitos, por ela mesma escolhidos de forma singular, seguem seus caminhos oblíquos e solitários, em uma continuidade criativa pulsante entre o torturante gemido solitário dentro dos abismos sombrios de nossa malfadada alma e a morna euforia escarnecida das palavras, não-ditas, mal ditas, em dúvida de si mesmo.
Eu sou carioca de nascimento e, aos treze anos, mudei-me com minha família, para a Amazônia,e Goeldi,também. Oswaldo Goeldi é nosso verdadeiro expressionista e nosso verdadeiro modernista. O único artista modernista coerente em sua personalíssima produção autônoma e solitária, bem longe das regras poéticas modernistas centradas no conteúdo, e sem a menor preocupação com as tendências oficiais da arte brasileira, do modismo e do mercado de arte, como um todo.
Goeldi com sua arte estava muito além de seu tempo. E por conta de sua incontestável personalidade autônoma criativa, não foi bem recebido pela crítica especializada na arte, como também pelos outros artistas contemporâneos.
Mas a continuidade se faz necessária, mesmo quando temos externamente tão poucos estímulos incentivadores para isso. Parece que a estrada da personalidade forte reserva um caminho sombrio e solitário, para seus filhos mais queridos.
Sendo assim, a arte de Goeldi impressiona, desde o início, o menos letrado espectador, pela profundidade das questões sociais modernas que apresenta. Os elementos vivos de seus desenhos e gravuras estacam-se e vagueiam vagarosamente pelas superfícies negras e brancas, sem terem para onde ir. E os elementos mortos, imóveis e paisagísticos, assumem um papel metafísico, de lugar nenhum, becos, esquinas, vielas comuns, que podem ser de qualquer grande metrópole do mundo. Os elementos vivos e os elementos mortos trocam de papéis. A realidade sombria e cotidianamente opressora chega a assumir um papel inimaginavelmente mágico e importante. Da mesma forma que os elementos marginais de suas figuras. São eles bêbados, ambulantes, trabalhadores braçais, prostitutas, pescadores artesanais, que pouco a pouco assumem um papel definitivamente emblemático dentro de todos os processos criativos na obra do artista.
Acredita-se supostamente que o preto seja a inclusão de todas as cores, e que o branco seja a ausência e a exclusão de cada uma delas. Mas na arte de Goeldi, o preto e o branco assumem uma nova realidade em papéis distintos. O negro passa a ser o pano de fundo das palavras não-ditas, dos elementos mudos, dos muros descascados, da calçada escura, do canto imundo, que nos ensurdecem e o alvo passa ser o sopro da própria vida, a verdadeira luz, que anima todas as coisas que se movem, que nos entorpece no sentido inverso das falsidades.
A morte, futuro certo de cada um, iguala a todos a qualquer modo e não há quem, nascido algum dia, que dela escape.
Mas para Goeldi, a morte não é o fim somente, aparece como alicerce vivo e presente em todos os passos de nossas íntimas continuidades e conflitos diários.
Goeldi passou dos 6 aos 24 anos na Suíça. Viu de perto os horrores da guerra, das perdas, da fome, da solidão, elementos que marcaram definitivamente e profundamente a alma do artista. Nessa mesma época, na Europa, entra em contato com uma produção artística que o marcaria para sempre, a do artista austríaco Alfred Kubin (1877?1959), uma importância ímpar que, até hoje, nenhum trabalho crítico definiu a exata dimensão. É como se um fosse a contra face do outro, no encontro de um mesmo caminho.
Por esses encontros e achados, um na obra do outro, Goeldi e Kubin corresponderam-se constantemente de 1926 a 1951.
Goeldi só em 1923, já no Brasil, é que passa fazer xilogravura.
A partir desse mágico momento de complexidade mútua, criador e criatura constroem um universo metafísico próprio da criação.
Evoco o termo latino creatore, sem a menor preocupação de blasfêmia literária contra a magna criação. Pois só para Oswaldo Goeldi, ?entre os homens nascidos de mulher?, posso facultar esta comparação divina. Daquele que cria divinamente a partir do nada, e não tão-somente transforma. Ao contrário de muitos, que não fizeram nada mais do que uma releitura do que já existia, Goeldi veio com um universo totalmente novo, magistralmente criado, e perpetuado ao longo de sua vasta obra.
A gênesis na verdadeira arte se repete: como o homem veio do barro, o mundo mágico de Goeldi veio a partir do comum pedaço de madeira.
E por meio da mais popular das técnicas de expressão artística, a xilogravura, tão presente nos livretos da literatura de cordel, expostos entre os anônimos ambulantes, nas incontáveis feiras livres de todos os nossos ?brasis?, vem a expressão máxima de sua arte.
O grande mestre faz a xilografia assumir um caráter essencialmente expressionista, moderno e erudito.
Goeldi, em goivagens precisas na confecção da matriz, inicia a ressurreição de luz e força, arranca a cada movimento, do tosco pedaço de madeira, a própria vida.
Consegue Goeldi, como um verdadeiro maestro, não privilegiar qualquer instrumento: rege qualquer um deles, com o único objetivo de chegar bem próximo da perfeição. Assim, nas mais diferentes técnicas de expressão artística, consegue redimensionar a importância do branco e do preto, do claro e do escuro, da vida e da morte, do comum e do eleito, convidar o espectador solitário, um a um, olho a olho, perante qualquer uma de suas obras, encontrar parte das respostas contidas em todos sombrios abismos pessoais de cada um, e por conta deste feito, sempre ser celebrado.
E as gerações que hão de vir verão, verdadeiramente, Oswaldo Goeldi como o maior artista moderno brasileiro.



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