PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


TESTEMUNHOS


Publicidade



Testemunhos são uma das mais populares e convincentes formas de "evidências" apresentadas para crenças no transcendente, paranormal e pseudocientifico. Contudo, Testemunhos são de quase nulo valor para estabelecer a probabilidade das afirmações que pretendem suportar. Um relato sincero de um encontro com um anjo, um ET, um fantasma, auras a envolver moribundos, um guru em levitação, é de muito fraco valor para o estabelecimento da veracidade de tais assuntos. Porquê? Por um lado, esses relatos não são de confiança. Teem tanto valor como os clientes satisfeitos que aparecem na televisão a defender o nosso método de emagrecimento. De facto, os testemunhos dos publicitários teem mais valor que os testemunhos de visões de anjos: podemos pensar num meio de testar as afirmações da publicidade. Não há testes para observações de anjos. O testemunho da "experiencia pessoal " não tem valor cientifico. Se outros não podem experimentar o mesmo, não há meio de determinar a fiabilidade da experiencia. Se não há meio de testar a afirmação. não é possivel dizer se foi interpretada correctamente, se não foi uma ilusão, ou se foi uma fraude. Se outros podem testar o mesmo, então pode-se averiguar o testemunho e determinar se a pretenção é digna de crédito. Por exemplo, temos o seguinte exemplo do efeito placebo: Quando criança vomitava sempre que entrava num avião, até que a hospedeira me disse para beber alka-selzer antes do voo. Funcionou! Infortunadamente, tambem sabia horrivelmente, pelo que experimentei meio copo. Tambem funcionou. Passados uns tempos apenas pôr o alka-selzer no copo era suficiente... Este relato mostra que, embora relatos da maravilha da alka-seltzer não tivessem valor cientifico, era possivel testar o efeito do produto. Por outro lado, testemunhos de ser transportado aos céus e dançado com anjos, nunca poderão ser testados. Tais testemunhos são nulos cientificamente, não apenas por serem testemunhos mas porque não são testáveis. Se os testemunhos são inúteis, porque são tão populares e convincentes? Há várias razões. Os testemunhos são muitas vezes detalhados e vivos, fazendo-os aparecer crediveis. São feitos por pessoas entusiastas que parecem honestas, sem razão para querer enganar-nos. São muitas vezes feitos por pessoas identificadas com autoridade, como médicos, fisicos, psicólogos. Finalmente, testemunhos são crediveis porque as pessoas querem acreditar neles. De qualquer modo, testemunhos que não são testáveis não teem valor. E testemunhos testáveis não teem valor até serem testados.


Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- De A. Warburg A E. H. Gombrich: Notas Sobre Um Problema De Método
- Hinos Do Santo Daime
- Opus Dei
- Quinhetismo
- Museu Global Sobre O Comunismo
- Jesus, O Messias Ressuscitado
- A Vida De Kierkgaard - Biografia


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online