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FIDEI DEPOSITUM (Depósito da Fé)


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Universidade Católica do Salvador
Instituto de Teologia
Disciplina: Introdução à Teologia / 5º Semestre
Discente: Ricardo Henrique O. Santana
Docente: Prof(o): Frei Jorge
10/03/06
1. FIDEI DEPOSITUM (Depósito da Fé)

Guardar o Depósito da Fé é a missão que o senhor confiou a sua Igreja e que ela cumpre em todos os tempos. O Concílio Ecumênico Vaticano II, aberto há trinta anos por meu predecessor João XXIII, teve de feliz memória, tinha como intenção e como finalidade pôr em evidência a missão apostólica e pastoral da Igreja e, fazendo resplandecer a verdade do Evangelho, levar todos homens a procurar e acolher o amor de Cristo, que excede toda a ciência (cf. 3, 19).<1>

O depósito da fé confiado à totalidade da Igreja: ?O patrimônio sagrado? da fé (?depositum fidei?), contido na Sagrada Tradição e na Sagrada Escritura, foi confiado pelos apóstolos à totalidade da Igreja. ?Apegando-se firmemente ao mesmo todo, unido a seus Pastores, perseveram continuamente na doutrina dos apóstolos e na comunhão, na fração do pão e na profissão da fé transmitida se crie uma singular unidade de espírito entre bispos e os fiéis.<2>

A Tradição como fonte da teologia: Certamente não se trata de qualquer tradição na igreja, mas da Tradição pela qual a Igreja transmite, desde os Apóstolos, a Revelação divina e a fé da Igreja apostólica. Só essa tradição, que se chama Tradição Apostólica (cf. DV 8), pode ser colocada ao lado da S. Sagrada Escritura com a qual ela forma o Depósito da Revelação e da (cf. DV 10). <3>
A Sagrada Tradição, portanto, e a Sagrada Escritura relacionam-se e comunicam estreitamente entre si. Com efeito, ambas derivando da mesma fonte divina, fazem como que uma coisa só e tendem ao mesmo fim. A sagrada Escritura é a palavra de Deus enquanto foi escrita por inspiração do Espírito Santo; a Sagrada Tradição, por sua vez, transmite integralmente aos seus sucessores dos apóstolos a palavra de Deus confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos apóstolos (....), com a luz do Espírito da verdade, a conservem, a exponham e a difundam fielmente na sua pregação.<4>

2. Magistério Eclesiástico
?O ofício de interpretar autenticamente a Palavra de Deus escrita ou transmitida foi confiando unicamente ao Magistério vivo da igreja, cuja autoridade se exerce em nome de Jesus Cristo?, isto é, foi confiado aos bispos em comunhão com o sucessor de Pedro, o Bispo de Roma. ?Todavia, tal Magistério não está acima da Palavra de Deus, mas a serviço dela, não ensinando senão o que foi transmitido, no sentido que, por mandato divino, com assistência do Espírito Santo, piamente ausculta aquela palavra, santamente a guardiã e fielmente a expõe, deste único depósito de fé tira o que no propõe para ser crido como divinamente revelado?.<5>

O Magistério da Igreja empenha plenamente a autoridade que recebeu de Cristo quando define dogmas, isto é, quando, utilizando uma forma que obriga o povo cristão a uma adesão irrevogável de fé. A missão do magistério está ligada ao caráter definitivo da Aliança instaurada por Deus em Cristo pelo seu povo.<6>

Quando o Magistério da Igreja se pronuncia infalivelmente, declarando solenemente que uma doutrina está contida na revelação, a adesão exigida é a de fé do teologal. Esta adesão se estende ao ensinamento do Magistério ordinário e universal quando propõe que se creia uma doutrina de fé como sendo divinamente revelada.<7>

<1>
Catecismo da Igreja Católica. Edição revisada de acordo com o texto oficial em latim. 9º edição. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 7.

<2> Idem, p. 36.

<3> RITO, Honório. Introdução à Teologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998, pp. 133-134.

<4> Dei Verbum,9.

<5> Catecismo da Igreja Católica. Edição revisada de acordo com o texto oficial em latim. 9º edição. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 36.

<6> Idem, pp. 36; 255.

<7> Instrução sobre a Vocação Eclesial do Teólogo, 23.


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