PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


Amantes de Si Mesmos


Publicidade



Durante muito tempo os cristãos tinham os ensinamentos bíblicos como suficientes para orientar seu modo de vida, suas decisões e suas atitudes, desde as mais primárias até as mais complexas. Era na Bíblia que se buscava resposta para as dúvidas mais profundas e cura para as dores da alma e do corpo. Com o advento da psicologia, cada vez menos, os cristãos buscam orientação e socorro nas páginas da Bíblia e enchem cada vez mais as salas dos psicoterapeutas.Os próprios líderes e pastores não se sentem mais habilitados a aconselharem seus fiéis, indicando o serviço de profissionais. Esta prática tem sido muito mais danosa para a igreja do que se pode imaginar. Na tentativa de encontrar ajuda para resolver seus problemas, cristãos que acreditam terem sido chamados para refletir a imagem daquele que os criou, na verdade, têm se distanciado de Deus e estão cada vez menos fazendo jus ao apelido que lhes caiu tão bem em tempos passados: cristãos, ou seja, parecidos com Cristo. Isto se dá, porque há uma inundação de teorias da psicologia em nossas igrejas, influenciando o nosso modo de viver e nosso conjunto de crenças, visto que os pressupostos da psicologia são frontalmente opostos aos pressupostos da mensagem evangélica. Embora haja essa enxurrada de psicoterapias e um vasto acervo de livros de "auto- ajuda cristãos", se é que isso é possível, disponíveis para auxiliar cristãos em dificuldades na busca pela "vida perfeita"; a verdade, é que muitos, senão a maioria, tem falhado em viver a "vida abundante" prometida por Cristo. Qual será causa disso? Não seria porque na busca pela felicidade através de teorias e técnicas meramente humanas, que inclusive não têm eficácia comprovada cietificamente, pois estudos demonstram que leigos e profissionais conseguem resultados muito próximos ou iguais em aconselhamentos;estamos nos afastando de Deus e nos voltando para nós mesmos? Será que estamos fazendo cumprir as palavras do apóstolo Paulo,quando disse que nos últimos tempos, haveria homens amantes de si mesmos? Será que não estamos sendo levados a viver um outro evangelho? O evangelho do culto ao eu. Enquanto a Bíblia nos conclama à negação do eu, o movimento de auto-estima, muito difundido em nossas igrejas, nos ensina a exaltação do eu. Enquanto a Bíblia nos diz que temos que amar a Deus antes e acima de tudo, esse mesmo movimento nos fala do amor-próprio. Enquanto psicoterapeutas nos estimulam a lembramos dos nossos traumas passados afim de ficarmos livres deles, o apóstolo Paulo, nos lembra a receita:"esquecendo-me das coisas que para trás ficam..." Não encontramos na Bíblia nenhuma indicação de que os heróis da fé, frquentaram sessões de psicoterapia para buscarem solução para seus problemas. Muito pelo contrário, o que vemos, é que nos momentos em que precisavam buscavam a força em Deus e na sua Palavra.


Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- Existe Preconceito Religioso ?
- Estudo Sobre Dons Espirituais - Parte I
- Vida ApÓs A Morte
- Catástrofes, Fome, Salvação: As Profecias Para Os últimos Dias
- Temperamentos Transformados
- Liderança De Poder Na Igreja
- Biblia Sagrada


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online