PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


Um Discurso sobre o Fortalecimento do Evangelho


Publicidade



Eu suponho que a Bíblia constitua um manual descritivo sobre a mecânica da vida espiritual humana. Creio que as pessoas que "buscam por Deus" usando os escritos bíblicos como fonte de inspiração, me refiro a busca humana por descobrir realmente se Deus existe, gradualmente vão provocando uma transformação em seu modo de pensar, sentir e consequentemente de enxergar a vida.

Creio que com o passar do tempo se desenha uma divisão:"As pessoas que pautam suas vidas pelos escritos do Evangelho e as que não, ou em outros termos: "As pessoas que pautam suas vidas pela palavra de Deus e as que não".

A educação gradual do Evangelho vai preenchendo a necessidade espiritual que o homem possui, muitos entendem essa necessidade das mais variadas formas, uns chamam de dimensão espiritual àquele sentimento de propósito na vida, de contribuição, de sentido existencial, de ter a sua alma salva ou o porque de se está vivo.

A Bíblia contém o relato da história de um povo, Israel, e seu relacionamento com Deus. Segundo os escritos, Deus havia prometido dá uma terra excelente a esse povo para que ele vivesse feliz e em paz (um dos propósitos divinos na vida humana). Porém, durante esse processo, o povo ?Escolhido por Deus? (essa é uma ideia marcante, Deus escolheu um povo originado de um descendente de bom coração, Abraão) se viu inserido em meio a outros povos, com outros costumes e que acreditavam em outros "deuses".

Comparativamente, hoje temos a mesma configuração: Classificamos como "Povo de Deus", as pessoas que buscam pautar suas vidas segundo os escritos do Evangelho Cristão e o "Povo do Mundo", as pessoas cujas vidas seguem os valores e os princípios pregados atualmente nas sociedades em que estão inseridas. Para muitos, essa parece ser uma classificação discriminatória e concordo que realmente esse conceito, quando cai nas mãos do radicalismo, tende a levar as pessoas a uma linha de pensamento preconceituosa mas, isso não invalida o fato de haver essa divisão e de que ela acarreta diferenças marcantes, realmente marcantes, nos padrões de vida entre os dois grupos.

Qual seria a marca maior do "Povo de Deus"? Eu suponho que as pessoas que decidem pautar suas vidas pelos escritos do Evangelho levam uma vida espiritual mais saudável, fortalecida, protegida, suas chances de vencer as dificuldades são imensamente maiores. As outras, dependendo das variantes, não. A vida espiritual envolve a dimensão moral do ser humano.

Mais claramente elas percebem que ver certos valores como dinheiro, popularidade, prestígio social, como supremos, como ?deuses? (interpretando esses valores à luz do Evangelho e dos escritos bíblicos) podem desumanizá-las. Talvez tendamos a por mais valor nas coisas e no status do que nas pessoas.

O Espírito do Homem se corrompe quando ele perde a capacidade interna de amar a Deus e a seu próximo. Ao declarar isso eu me agarro a uma mudança profunda de conduta nas pessoas que crêem em Deus, elas passam a perceber que nenhum de seus pensamentos, sentimentos e ações estão ocultos na dimensão espiritual da vida. E isso faz toda a diferença. Deus deixa de ser uma fábula para se revelar como real, ele criou o homem e abençoa os que buscam ter bondade de coração mas, pune igualmente aqueles que possuem uma conduta maldosa ou manipulativa perante Ele e perante o próximo. Esse é o conceito que qualificamos como sendo Justiça.

Isso constitui um vacina poderosa contra o orgulho e o egoísmo. Geralmente as pessoas sem temor a Deus tendem a errar e não admitir o erro, a ferir emocionalmente e não procuramos se redimir, a se levar pela ambição mesmo que isso signifique prejudicar os outros e realmente o fazem, já que, quando elas pensam sinceramente, Deus para elas é uma fábula. Oos eventos posteriores em sua vida, o ?abrir de olhos? acabam por demonstrar o contrário, embora, apesar dos sinais, muitos neguem admitir.


Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- A Justiça De Deus Feita Ao Homem
- A Verdadeira Pessoa Sabe Que Está Errada.
- Como Somos Abençoados
- A Excelência Da Palavra De Deus
- Teologia Burra
- Www.ongrace.com: Roubaram O Embusteiro
- Www.ongrace.com: Os Danos Da Cobiça Sobre A Vida Humana


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online