PUBLICIDADE

Página Principal : História


Aí vai meu coração - As cartas de Tarsila do Amaral e Anna Maria...


Publicidade



Conheceram-se durante uma exposição que Ela, artista famosa, fez ao retornar de sua viagem à Rússia; o impacto causado nEle, " eu, um jovem de 26 anos, desempregado, recém-sarado, malvestido...?, foi marcante!

Ela, uma mulher madura, independente, assediada por tantos outros. Nem a  diferença de idade (21 anos)  foi empecilho para que acontecesse o romance entre Eles.

Após, um jantar de comemoração pela abertura de uma retrospectiva das obras dela, naquela noite, tudo começou entre eles. E viveram juntos por 18 anos.

Com o tempo o relacionamento esfriou restante a grande amizade entre Eles. E foi nesse ínterim, que Ele conheceu a prima-irmã dEla, Anna Maria, prima de 2º grau, 18 anos mais nova que Ele. E se apaixonaram.

Ele não teve coragem de contar a Ela, temendo magoá-la e porque havia prometido nunca abandoná-la. Promessa feita por ocasião em que Ela perdeu a única neta e, posteriormente, a filha, também única, cumprida com rigor até o fim da existência dEle.

Opostamente, Anna Maria criou coragem e contou tudo; choraram uma no ombro da outra. Mas, Ela, altruísta que era, não criou qualquer embaraço, entendeu bem a situação e pôs-se à parte, guardando no coração os momentos vividos e a ternura, o amor e grande amizade que nutrira por Ele.

Foi um período conturbado, sofrido pra todos: Ele, Anna e Ela. Os familiares delas duas condenaram a todos, formaram-se ondas terríveis de mexericos, calúnias, degredos (principalmente a Ele, o pivô de tudo e ?estranho no ninho?). E, para complicar ainda mais a situação, Anna Maria assustada com toda a situação abandonou-o, envenenada com o boato de que Ele intencionava ficar com as duas ao mesmo tempo!

Começaram o período de ?cartas vem... cartas vão?, numa busca de dirimir as dúvidas, os mal-entendidos, buscar soluções honrosas pra todos, entre Ele e Ela e vice-versa; Anna e Ele... e por aí a fora.

O impasse chegou ao fim quando Ele questionando o pai de Anna Maria o porquê de tantas calúnias, difamações à sua pessoa sem ao menos conhecê-lo, e desperta em Anna Maria: a uma decisão que mudaria suas vidas: ?vim pra ficar?.

Casaram-se e viveram por mais 29 anos felizes e bem amados.

Esta é a história " repleta de paixão, traição, sofrimento e generosidade "vivida por Tarsila do Amaral ou Truly (seu apelido familiar, com o qual assinava suas cartas a Luis) e Luis Martins, jornalista, escritor e crítico de artes (seu último companheiro), revelando o lado humano, daquela que soube enfrentarem, na época, uma sociedade conservadora, preconceituosa e intransigente, e que, até hoje, é reconhecida internacionalmente como " a maior pintora brasileira do século XX?.

Ana Luisa Martins, filha de Luis Martins e Anna Maria Martins, é quem publica as cartas reveladoras, trazendo a público um importante registro histórico conhecido de poucos.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- História Do BalÉ
- Porque Ter Um Amigo Imaginário Pode Ser Bom Para Seu Filho?
- Caramelle
- Tarsila Do Amaral
- Cartas A Um Jovem Poeta
- Curiosidades Sobre A Santa Igreja CatÓlica
- Interesse Em Estar Com Ele


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online