PUBLICIDADE

Página Principal : Comunicações e Mídia


Dois tipos de Questionários de Pesquisa


Publicidade



Pesquisadores visam a excelência mas muitas vezes encontram dificuldades, ainda mais se forem iniciantes. Gostamos de escrever e ler pesquisas de experts para apreendermos mais. O que fazer e como fazer para construir um questionário satisfatório é o objetivo principal desse artigo. Algumas idéias aqui apresentadas foram retiradas da obra do expert Robert B. Frary e foi simplificado e abaixo demostra como eliminar resultados insatisfatórios de questionários:

Qual é a causa desses resultados insatisfatórios dos questionários? Na obra de Frary (2007) as causas são: 1) formentador inesperiênte, 2) considerações inadequadas de aspectos do processo do questionário, 3) deficiencia do questionário, 4) quem responde tem pouca preocupação com as perguntas respondidas. Tudo isso é verdade quando Pesquisadores ainda são iniciantes e não desconhecem como produzir um questionário. Devem comprender a fundo o processo de como devem ser escritos ou construídos. Essa deficiência acaba desestimulando quem reponde. Frary, então, segere que os produtores de questionários tenham disciplina que possibilite que tenham feedback de pelo menos um grupo pequeno mas representativo.

Como obter esse feedback? Poderia ser de qualquer das quatro maneiras. Uma delas é atravéz de 1) entrevistas iformais (com diversas pessoas respondendo, como se elas fossem o objetivo da pesquisa). O objetivo é determinar a relevância das perguntas e até que ponto poderá se ter problemas para obter respostas. Outra maneira é através de 2) testes pilotos, 3) tentativa e erro e 4) Pesquisa de campo.

Quando a pesquisa de campo é necessária? É necessária quando há uma incerteza substancial nas seguintes áreas: medida de responstas, aplicabilidade das questões, performance das questões. Quais são os tipos de perguntas e qual é o preferível? Existem dois tipos de perguntas: 1) perguntas ''sem fim'' e 2) perguntas objetivas. As características de perguntas ''sem fim'' são de fácil elaboração podendo reprimir respostas. Pesquisadores utilizam esse tipo de pergunta para captar informação inesperada. Mas é esse motivo válido? Pode ser considerado válido para quationário pequenos, que tenham menos de 50 pessoas respondendo. O processo de listagem é muito demorado e sujeito a erros. Um pequeno número de pessoas respondendo significa uma lista pequena. As perguntas ''sem fim'' devem ser evitada uma vez que a abilidade de respostas redigidas é variável. Do outro lado questionários onde o pesquisador previamente estabelece categorias para quem responde escolher são chamados de questionários objetivos. Esse tipo é preferivel uma vez que quem responde não tem oportunidade de reprimir suas respostas e para o pesquisador é mais fácil de analizar.


Veja mais em: Comunicações e Mídia

Artigos Relacionados


- O Que Buda Faria?
- A Sabedoria
- " A Noite Dos Conselheiros "
- Conhecerdeus.com
- Prática De Direito Administrativo
- Os Termos De Que Me Utilizo
- Roteiro De Um Projeto-paixão Pesquisa. Diálogo Com Um Pesquisador Inic


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online