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O ENSINO DE TEORIAS FÍSICAS MEDIANTE UMA ESTRUTURA HISTÓRICO-FILOSÓFI


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        O ENSINO DE TEORIAS FÍSICAS MEDIANTE UMA ESTRUTURA HISTÓRICO-FILOSÓFICA, de Irinéa de Lourdes Batista, Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 461-476, 2004;


Resenha- Autor: Santana C. L. (Loureiro)


O texto "O Ensino de Teorias..." de Irinéa de Lourdes Batista, Ciência & Educação, (v. 10, n. 3, p. 461-476, 2004), Desenvolve uma abordagem sobre as estruturas conceituais, as concepções prévias e a contribuição do enfoque histórico-filosófico para o ensino da Física, dando ênfase ao papel que a História e a Filosofia da Física podem  desempenhar, como subsídio para a melhoria do ensino de Física, pela relação que esses domínios de conhecimentos possuem e demonstram com as estruturas cognitivas de conhecimento e com as concepções prévias e também como fonte de concepções alternativas de explicações e conceitos. Segundo Piaget, comenta a autora, o indivíduo ? a partir de seus esquemas motores que inicialmente derivam de reflexos a acontecimentos, mas, por assimilação e acomodação, vão ser passíveis de modificação ? vai compensar as perturbações, por meio de adaptação progressiva, até obter o equilíbrio e com isso construir estruturas específicas para o ato de conhecer. A aprendizagem implicará, então, numa estruturação, ou seja, numa interação das estruturas cognitivas com os novos acontecimentos, atribuindo-lhes significações, portanto, assimilando-os às estruturas mentais. A educação consistirá em desenvolver o raciocínio, mediante a proposição de situações de desequilíbrio, nas quais a ação do indivíduo buscará um objetivo ou fim pré-estabelecido por ele mesmo. O texto ressalta ainda que para Piaget, os domínios mais adequados para as atividades criadoras seriam especialmente o da Matemática e o das Ciências, nas quais a atividade de pesquisa e as situações problemáticas seriam o melhor método para a aquisição de conhecimento e para a construção da própria inteligência pelo indivíduo. Prosseguindo, a autora comenta que a educação consistirá em desenvolver o raciocínio, mediante a proposição de situações de desequilíbrio, nas quais a ação do indivíduo buscará um objetivo ou um fim pré-estabelecido por ele. Salienta ainda que: Na Física moderna, as necessidades matemáticas assumem papel de um importante fator teórico que produz um efeito sobre a lógica da pesquisa física, pois um aspecto característico de um modelo ontológico físico é seu relacionamento orgânico com um modelo matemático apropriado. Entretanto, segundo a autora, no desenvolvimento da cognição, um ?modelo? é empregado em conexão com um diferente tipo de problema: não está em questão relacionar novos fatos a velhas teorias, mas em passar de velhas para novas teorias.




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