PUBLICIDADE

Página Principal : Estudos de Religião


TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO - MANIFESTAÇÕES DE DEUS - PARTE III


Publicidade



TEOLOGIA DO VELHO TESTAMENTO ? MANIFESTAÇÕES DE DEUS ?
PARTE III
A partir da queda do homem passamos a um outro estado da revelação de Deus. Os termos que encontramos antes da queda, partem do geral (criação, ordem planetária, majestade e divindade declarada) para o particular (o Deus que perdoa pecados confessados, o Deus que provê o escape, o Deus que provê condições essenciais para a vida, o Deus que argumenta com o homem.) Nesse estágio a revelação de Deus conversando com Noé a fim de preservar-lhe a vida da destruição de uma raça corrompida; o Deus que intervém aparece em cena para purificar e restabelecer uma humanidade que havia demasiadamente se afastado Dele, sendo assim uma ameaça tanto para os justos como para eles próprios. Deus sempre avisa aos seus servos quando vai intervir, Deus se revela a Noé como o Deus que intervém; o pecado passou a despertar os juízos de Deus, desnecessários antes da queda; Deus tem o controle sobre sua criação e sobre o mal que ela possa fazer, Deus não tolera os pecados do homem quando estes pecados atingem níveis intoleráveis, porém Deus é capaz de fazer uma aliança com o homem dependendo da disposição dom coração do homem. Deus se revela em Gn 6:6 como o Deus que possui sentimentos, mesmo sabendo que as descrições citadas são antropomórficas temos uma vaga idéia do que elas sejam a nível da divindade e uma idéia mais objetiva a nível humano; a revelação de um Deus gracioso se dá quando vemos a família de Noé poupada do dilúvio, garantindo a continuidade da espécie humana; ao mostrar a Noé o modo como faria a arca, ao manter contato com ele, dando-lhe as instruções de como construí-la, Deus se revela como o Deus companheiro, Aquele que nunca abandona seus servos nas horas decisivas de suas existências; o Deus misericordioso usa a plenitude dos tempos para levar a cabo seus propósitos, que não podem ser impedidos, e ainda sente prazer em receber culto sincero oferecido por seus servos, e ainda garante, após o dilúvio, meios para que o homem se sustente. Fez também pactos e, a cada pacto feito, se aproxima e se revela mais aos homens, valorizando sua vida física e concedendo-lhe a eterna. Ao falarmos do episódio ocorrido com Noé , o dilúvio, não podemos deixar de falar um pouco mais da justiça de Deus; a priori, justiça de Deus significa retidão do seu caráter, seu caráter é justo, sem nenhum sinal de mancha ou de mal ? João expressa isto dizendo que Deus é luz (I João 1:5) ? isto aponta para a absoluta pureza do caráter de Deus, sua total libertação de qualquer mal; podemos por isso concluir que sua justiça não tem qualquer aspecto negativo, mas é totalmente positiva pois não está apenas livre do mal, mas se opõe ao mal, toda a energia de seu ser se opõe ao pecado, Ele mesmo se coloca contra o pecado e em prol da justiça, que é a própria natureza de seu ser; além disso, não temos em sua natureza, vontades caprichosas ou arbitrárias, pois sua vontade é como sua natureza, é de uma maneira justa e moral, quando consideramos a vontade moral, vamos ao que é central na natureza de Deus. A energia de sua vontade sempre se opõe ao erro e está a favor do que é direito, pois é da sua natureza ser justo. O que Deus faz é reto porque a sua natureza e reta; ? Não fará justiça o juiz de toda a terra?? esta interrogação não era uma expressão de dúvida, mas de expressiva segurança. Abraão, o amigo de Deus, não podia pensar a respeito de Deus como pensava a respeito do homem ? o procedimento deve conformar-se com o caráter, o procedimento revela e expressa o caráter ? sabemos o que um homem é pelo que ele faz, o mesmo é verdade em relação a Deus.


Veja mais em: Estudos de Religião

Artigos Relacionados


- Teologia Do Velho Testamento - ManifestaÇÕes De Deus - Parte Ii
- Teologia Do Velho Testamento - ManifestaÇÕes De Deus - Parte Iv
- O Nascimento De Jesus Cristo
- Os Dons Espirituais E A Igreja De Cristo
- O Poder Da Palavra
- Batalha Espiritual Para Todo Cristão
- O Deus Que Eu Sirvo


 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Resumo |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online