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No Brasil do século XVIII, dos amplos casarões e das belas igrejas em estilo barroco, floresceu a música religiosa.

  Mas foi em Minas Gerais que a música barroca culminou.

  Eram missas, novenas e ofícios, concebidos com originalidade, dentro dos padrões sacros.

  Dentre os compositores dessa época destacam-se: Manuel Dias de Oliveira, Marcos Coelho Neto, Joaquim Emérico Lobo de Mesquita e o padre José Maurício Nunes Garcia.

  A música tanto para o serviço religioso quanto para o entreterimento, era utilizada desde o tempo da construção dos primeiros arraiais e das primeiras capelas de taipa, no território das Minas.

  Os músicos em sua maioria, eram negros e mulatos, escravos ou libertos, conduzidos por um regente branco, geralmente um vigário ou padre.

  Nas festas religiosas estavam sempre presente. Os instrumentos mais utilizados eram o cravo e a flauta.

  A música barroca foi esquecida pouco a pouco por gerações, quase sepultadas. Mas, as partituras foram descobertas e devidamente avaliadas, sendo aos poucos sendo colocadas ao alcance do público.

  Alguns exemplos dos mestres barrocos mineiros gravados pela Orquestra Sinfônica Brasileira.

  Credo _ Compositor: Ignácio Parreira Neves.

  Maria Mater Gratiare ( hino a 4) _ Compositor: Marcos Coelho Neto.

  Novena de Nossa Senhora do Pilar _ Compositor : Francisco Gomes da Rocha.

ninamar

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