PUBLICIDADE

Página Principal : História


Senet - Xadrez egípcio?



Hoje eu gostaria de apresentar um jogo de tabuleiro tão antigo quanto os faraós. Seu nome é Senet (snt) e os exemplares mais antigos datam da 5ª dinastia, por volta 2 300 a.C.
Senet era um jogo formado por dois tabuleiros, de um lado com 30 casas e do outro 21. Por isso também era conhecido como ?jogo dos 30?. Ele era bastante popular, jogado por diversos segmentos da sociedade. Foram encontrados exemplares tanto em material simples, riscado em pedra ou argila, quanto em belas caixas de madeira de alta qualidade.
O movimento das peças era feito de tal modo a evitar casas perigosas. Daí o nome Senet, cuja tradução é ?passar?.
Conhece-se parte das regras do jogo. Cada jogador tinha cinco peças e alguns bastões e começava dominando 10 das 30 casas. Na movimentação, algumas peças ficariam bloqueadas e eram eliminadas do jogo. Havia casas que possuíam inscrições como: ? belas? , ?renascimento?, ?água?, ?espíritos?, entre outras.
A casa da água deveria ser evitada e uma peça que ficasse nesse lugar era eliminada do jogo. O derrotado era aquele que perdesse todas as peças do jogo.
O Senet também tinha um característica religiosa. Cenas em tumbas do rito funerário representavam o caminho do morto no mundo inferior. Ou seja, ele jogava contra um oponente invisível e deveria vencê-lo e renascer no mundo de Osíris.
O jogo ultrapassou as fronteiras do Egito e referências dele foram encontradas em Chipre, Fenícia e Sudão. Mesmo Plutarco, em pleno século 2 da nossa era, trata do Senet em um de seus textos. Infelizmente as regras se perderam, mas jogos egípcios ainda em uso parecem guardar elementos do Senet. O jogo era diversão comum em encontros sociais e atividades no lar.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Os Ingleses E O Futebol
- Jogo Clássico Missile Command Vai Virar Filme
- Os Cem Erros Mais Comuns Da Língua Portuguesa (11-20)
- O Futebol Pode Educar?
- Bússola Escolar
- A Noção De Illusio Na Obra De Pierre Bourdieu
- James Bond - Casino Royale

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online