PUBLICIDADE

Página Principal : História


"In Vino Veritas" - versão egípcia



Gregos e romanos bebiam, cavaleiros medievais idem. Nos grandes banquetes e nas luxuosas cortes do século 19 ele estava presente. Graças à arte (cinema, artes plásticas, literatura) sabemos da popularidade do vinho.
Franceses, italianos, espanhóis, chilenos, argentinos, sul-africanos, australianos ? hoje eles são muito bem feitos em diversos lugares do mundo. Pudera, há milênios ele está aí, trazendo a felicidade aos homens.
Para alguns pesquisadores, o Egito seria a mais antiga evidência de tecnologia na produção de vinho ? algo por volta de 3200 a.C. Ao que parece (segundo Plutarco no século 1 d.C.), Osíris teria sido o primeiro a beber o vinho e a ensinar aos homens como plantar a vinha.
A fabricação da bebida era bem parecida com a que conhecemos. Na tumba de Nakht, escriba e astrônomo de Amon durante a 18a dinastia, por volta de 1380 a.C., há um registro da produção do vinho.
Em uma das cenas, um grupo de trabalhadores colhe a uva enquanto outro grupo pisa sobre as frutas, provavelmente ritmados por canções. O líquido proveniente das uvas pisoteadas era armazenado em jarros e levados para locais específicos para a fermentação da bebida.
Ele não era lá uma bebida barata, servido somente em grandes ocasiões, festivais e banquetes. Sua importância era tal que entrava também na composição de medicamentos como laxante, ?remédio para o peito?, um tipo de fortificante para abrir o apetite e remédio para vermes. Além disso, era uma importante oferenda para os deuses.
O vinho egípcio, no entanto, não era somente produzido a partir da uva. Romãs e palmas davam bons produtos também.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Origem Do Santo Daime
- Www.safiramorena.blogspot.co M
- Ancestrais Dos Cervejeiros
- AlimentaÇÃo E Sociedade Na GrÉcia E Roma Antiga , Dis. No Site:http://www.artigocienti Fico.com.br
- Vinho & Guerra
- O Povo Do Asterix
- Os Prazeres Da Vida

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online