PUBLICIDADE

Página Principal : História


Teste de gravidez à moda egípcia



Em 1927 o ginecologista alemão Selmar Aschheim descobriu a presença de hormônios na urina de mulheres grávidas, o que permitiu o desenvolvimento dos testes de gravidez que hoje facilmente encontramos nas farmácias. Mas, como já é de se esperar pelos nossos leitores, os egípcios também possuíam métodos para detectar a gravidez através da urina. E iam além. Tais métodos pretendiam determinar ainda o sexo da criança!
Isis-Nefert, a nossa jovem mulher egípcia, percebe ao longo das semanas pela observação do seu corpo e funções orgânicas que algo está diferente. ?Será que estou grávida??, pensa. ?Será que a deusa destinou a mim um filho??
Ansiosa, conversa com uma amiga mais próxima que já havia passado por isso e decide visitar um dos sacerdotes-médicos. Isis-Nefert, com um olhar atento, ouve cada palavra e guarda bem todos os passos:
?Para saber se uma mulher dará à luz ou não dará à luz: colocar um pouco de cevada e um pouco de trigo em dois sacos de tecido, no qual a mulher deverá misturar sua urina todos os dias de forma igual na cevada e no trigo dos dois sacos.
Se ambos cevada e trigo germinarem, ela dará à luz. Se somente a cevada germinar ele será um menino. Se somente o trigo germinar, será uma menina. Se nenhum germinar ela não dará à luz.?
( papiro de Berlim 3.038)
Assim, a jovem fará o teste e não dirá nada ao seu marido, pois prefere esperar para ter certeza de sua gravidez. E, em caso positivo, saber o sexo da criança.
É interessante notar que a cevada e o trigo aparecem em um texto mitológico da cidade de Mênfis, cujo deus criador é Ptah. Neste texto, é explicada a origem da cevada e do trigo:
"Ele (Ptah) fez a cevada vir do homem. Ele fez o trigo vir da mulher."
A idéia central do método parece indicar que os hormônios na urina fariam germinar a cevada e o trigo. Aparentemente, a eficácia do teste de gravidez egípcio ficavam em torno de 30%.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Mesopotâmia: Pioneira Da Revolução Agropastoril
- Juno
- O DivÓrcio No Antigo Testamento
- Brasil-comércio-mercantilism O
- Os EvangÉlicos E O Aborto
- A Mulher No Egito Antigo.
- El Equilibrio Del Mercado

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online