PUBLICIDADE

Página Principal : História


O olho de Rá - As luas dos egípcios



Quem olhou para o céu na noite de 31 de maio pôde vislumbrar a Lua azul, fenômeno descrito como a segunda Lua Cheia no mesmo mês. Bem, em relação ao Egito Antigo não parece haver referências de que era dado um caráter especial a esse acontecimento, mas, mesmo assim, vamos tratar da Lua, pois não era somente o Sol que brilhava no Egito.
Chamada de Aha, a Lua possuía características masculinas e era representada, assim como o Sol, cruzando o céu. Seu ciclo se iniciava na fase Nova, terminando na Cheia.
Ao que parece, além do calendário civil, havia um calendário lunar no Egito. Os egiptólogos possuem posições divergentes quanto ao seu funcionamento, mas isso é outro assunto.
A Lua e o Sol representavam as duas luzes do céu que estavam associadas, através dos olhos, ou ao deus ou ao deus Hórus (neste caso como deus do céu, não como filho de Ísis e Osíris). Segundo uma variante do mito, o olho esquerdo de Rá (a Lua) havia sido ferido e teria sido curado pelo poder de Thot, um deus lunar. O olho ferido representava a Lua Minguante o olho curado a Lua Crescente. Em outra variante, na ?Contenda entre Hórus e Seth?, é o olho de Hórus que é ferido e curado.
A Lua, nos ritos funerários, representava a renovação e o rejuvenescimento, pois era ?aquela que repetia suas formas?. O Sol possuía divindades associadas, o que também acontecia com a Lua, mas em menor escala. Como exemplo, cito o deus Khonsu de Tebas, filho do poderoso deus Amon-Rá, e o deus Thot, ligado às ciências.
A Lua Cheia, pelo seu brilho, favorecia as celebrações noturnas. Por sua vez, a Lua Nova estava associada a diversos festivais e ritos, como é o caso, por exemplo, do festival dedicado ao deus Min, relacionado à fertilidade.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Tudo Pra Ele Nada Envão
- Tarô Egípcio - Ciência Ou Mito?
- Deus Nos Tira Do Prejuízo
- Biblia
- A Mulher No Egito Antigo.
- As Pedras Preciosas - (homem, Mito E Magia)
- O Nascimento De Jesus Cristo

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online