PUBLICIDADE

Página Principal : História


Feitos pelo acaso. Cereais Kellog''s



No final do séc. XIX algumas empresas norte-americanas começaram a encampar a idéia de melhorar a qualidade dos alimentos consumidos nos EUA. Isso porque os produtos eram em geral com índices elevados de gordura animal e vegetal. A freqüente reclamação e constantes visitas aos hospitais devido aos problemas estomacais fizeram com que alguns nutricionistas tentassem promover o consumo de cereais.
Para resolver esta situação, dois empresários resolveram edificar um grande hospital que teria a finalidade de promover a recuperação da saúde das pessoas intoxicadas pela má alimentação. Neste sanatório, John e William Kellog desenvolveram um cardápio alimentar rico em cereais, que eram adicionados ao leite no denominado Brake-Fast (café da manhã no Brasil).
Os Kellog promoveram a produção de um alimento desenvolvido na mistura da farinha de milho com farinha de trigo.
O resultado acabou dando certo e passaram a produzir em escala comercial. No entanto não era um produto vendável porque não tinha um sabor muito agradável, mas a divulgação do centro de repouso e de recuperação dos Kellog servia de referência para um novo padrão alimentar, também porque conseguiam registrar bons resultados com seus pacientes.
Um dos funcionários da empresa saiu e patenteou um novo produto na forma de finíssimas tiras que produzidas formavam pequenos rolos, ou o que é denominado no Brasil como ninho de ovos.
O produto agradou o mercado e ele ficou milionárioem pouco tempo de atividade.
Os Kellog na tentativa de produzir algo novo, tentaram sem sucesso produzir uma mistura que conseguisse concorrer com o novo produto.
Sem conseguir nada proveitoso William Kellog resolveu ir descansar e deixou a massa que tinha trabalhado na mesa de testes.
No dia seguinte voltou para o local na tentativa de encontrar alguma solução, foi surpreendido pelo que ocorreu de um dia para o outro com a massa que havia trabalhado na noite anterior.
A massa deixada por William Kellog havia sofrido uma fermentação durante a noite e no dia seguinte se apresentava na forma de pequenos flocos.
Este formato facilitava a produção em massa sendo apenas aquecidos para estarem prontos para a degustação.
Foi criado assim os novos cereais Kellog''s que passaram a ser adicionados ao leite.
Atualmente a produção dos produtos e cereais Kellog''s supera a marca de 9 bilhões comercializados em todo o mundo.
Foi apenas mais uma das muitas invenções feitas por acaso, ou acidentalmente.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Formação Econômica Do Brasil
- A IndÚstria Chocolateira No Brasil
- O Que é Marketing
- Focus Group
- O Sistema Just In Time E Kanban.
- Formação Economica Do Brasil Cap Xx
- Valor De Uso E Valor De Troca

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online