PUBLICIDADE

Página Principal : História


Mitologia



INTRODUÇÃO:
As histórias que voce está prestes a ler , são além de deliciosas aventuras, a milenar espinha dorsal da civilização ocidental. Abarcando as principais raízes da mitologia antiga, o conjunto destes contos engloba a historia da humanidade, tal como ela era vista pelos antigos Gregos e Romanos: de onde surgiu o Universo, como apareceram os homens, a descoberta do fogo e os variados estágios de desenvolvimento do ser humano - com um sem fim de divindades diretamente relacionadas às forças primordiais da natureza, orquestrando esta verdadeira sinfonia de vida.

As origens destas lendas povoadas por deuses e mortais, perdem-se nas memórias do tempo. Elas surgiram de maneira espontânea, da imaginação popular, quando os registros da linguagem verbal eram muito diferentes da escrita de hoje, à caneta ou a computador: o conhecimento de então era passado de geração em geração oralmente, daí a matriz necessariamente flexível da mitologia.
Com o passar do tempo tais lendas se cristalizaram em formas mais ou menos definidas,
porém nunca acabadas, já que com a passagem dos milênios as histórias iam sofrendo alterações, eram levadas de um país para outro, adquirindo novos cenários, por vezes novos roteiros e até novos personagens.De modo que, hoje temos à nossa disposição as mais variadas versões para os mais diferentes mitos - sem falar nas versões que por uma razão ou outra, possivelmente tenham sido soterradas pelos anos.
Desse modo, a importância do mito está na sua maleabilidade - não tem uma forma fixa -, que traz consigo o legado ancestral, assim como os sinais de seu próprio espaço e tempo. Nossos personagens não são autômatos divinos, a repetir eternamente os mesmos atos e discursos. São mitos que tem a vida renovada, conforme são escritos e recontados, sendo tanto de hoje quanto da antiguidade.
A maioria dos contos deste livro baseia-se em relatos que a tradição consagrou, recolhidos em coletâneas e livros específicos sobre o assunto. Embora tenhamos procurado nos servir das versões mais conhecidas dessas lendas, não desprezamos outras, menos populares.
Optamos por apresentar os personagens, na sua maioria, com os seus nomes latinos.
Sem pretender desfigurar demasiadamente o conteúdo dos relatos, escolhemos recontá-los com o auxílio da ficção: atribuímos a cada história o estilo, a forma de contar, os detalhes circunstanciais, os diálogos, etc. que mais favorecem o seu colorido, movimentação e fantasia.
As lendas que passareis a ler, são uma janela para a compreensão de um passado em que a história e ficção se mesclavam, tentando trazer à tona o que o homem mais queria saber: sua história e origem dentro do



Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Amazônia No Rádio?
- Histórias Que Despertam Emoções
- As Fases E O Interesse Do Texto
- Mega Polêmica ? Bíblia, Verdade Ou Lenda?
- 1808
- O Mito É NecessÁrio Ao Homem?
- Mito, Lenda E HistÓria

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online