PUBLICIDADE

Página Principal : História


Oktoberfest no Brasil




O Oktoberfest no Brasil

Antes de mais nada, o Oktoberfest é uma manifestação folclórica iniciada no século XIV na Baviera, oriunda no costume dos burgueses vingarem-se dos fidalgos que maltratavam as pessoas humildes. Os bávaros (Haberer), disfarçados em trajes típicos e máscaras, aprisionavam os latifundiários prepotentes e os obrigavam a caminhar com os pés descalços sobre tocos de aveia ou trigo. Com o tempo, os Haberer assumiram uma certa liderança nas cidades e quando surgiu em Munique uma séria epidemia de peste bubônica, eles, com suas músicas e danças, procuravam distrair e animar a população deprimida, inspirando-lhe novo ânimo para viver. Tais manifestações originaram os Oktoberfest que, no início eram feitos para celebrar boas colheitas.
O pintor e escultor alemão Ferdinand Schlatter que veio morar em Porto Alegre, RS, fundou o grupo dos ?Haberer? ou ?Bávaros? a 4 de junho de 1903 (hoje em dia, um departamento cultural da SOGIPA ? Sociedade Ginástica Porto Alegre).
Foram eles os responsáveis pela introdução da alegre festa de outubro ? réplica da realizada anualmente em Munique, capital da Baviera ? e incorporada às tradições populares sul-brasileiras.
As Oktoberfest foram realizadas na SOGIPA até fins da década de 1960 e retomada a partir de 1980 e poucos anos depois, começaram a surgir edições da Oktoberfest em outras cidades gaúchas, como Santa Cruz do Sul e Igrejinha, como em Blumenau, no estado de Santa Catarina, todas elas fundadas por imigrantes alemães.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- A Imigração Italiana Para O Sul Do Brasil
- Érico VerÍssimo: Biografia
- A Peste Negra No Mundo
- Santarém, O Reduto De Cabral
- Www.suapesquisa.com/barroco
- Festa Em Ruão
- O Natal Se Origina Em Tradições Mais Antigas Que O Cristianismo

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online