PUBLICIDADE

Página Principal : História


IMPERADOR Tito



Tito Flávio Vespasiano Augusto, Titus Flavius Vespasianus Augustus (Roma, 30 de Dezembro de 39 - Aquae Cutiliae, Sabina, 13 de Setembro de 81) Imperador romano entre os anos de 79 e 81. Foi o filho mais velho e sucessor de Vespasiano.
Durante o reinado de seu pai, Tito lutou na rebelião judia na Palestina, tomando e arrasando Jerusalém (70). Seu pai o associou, a partir de 71, ao poder tribunício.

Tito ampliou as prerrogativas do Senado
e realizou grandes obras públicas. Umas das mais importantes e
marcantes obras que Tito fez como imperador romano foi inaugurar, em 80 d.C., a obra que seu pai, Vespasiano, iniciara, o anfiteatro Coliseu, embora este ainda estivesse incompleto. Em sua homenagem, foi construído o arco de Tito, em mármore, no Fórum romano.
Prometia ser um imperador à altura do seu pai, mas o seu breve reinado foi marcado por catástrofes. Em 24 de Agosto de 79, o vulcão Vesúvio destruiu as cidades de Pompéia e Herculano e, em 80, Roma foi de novo consumida por um incêndio. Estabeleceu um governo indulgente, respeitando os privilégios do Senado.
Tito reinou somente dois anos. Seus generosos presentes tornaram-no
popular entre o povo romano. Ficou na memória dos súditos como a "delícia do gênero humano", em virtude dos supostos benefícios feitos ao povo.
Posteriormente, já no séc.XVIII, variadas óperas e outras peças
foram escritas sobre a história deste imperador, inspiradas na ambição
romana e na bondade deste, sendo, sem dúvida, a mais famosa, a ópera "La Clemenza di Tito" (A Clemência de Tito) de Wolfgang Amadeus Mozart.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Imperador Antonio Pio
- Constatino I
- Imperador Adriano
- Marco Aurélio
- Constantino, O "grande"
- Heliogábalo
- As 7 Maravilhas Da Era Medieval. O Coliseu De Roma

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online