PUBLICIDADE

Página Principal : História


Heliogábalo



Sestio Vario Avito Bassian (em latim Sextu Varius Avitus Bassianus), mais conhecido como Heliogábalo (203 - 11 de Março de 222) foi proclamado Imperador Romano no ano de 218 com apenas quatorze anos de idade. Heliogábalo nasceu na Síria e seu nome era de difícil pronúncia para os romanos, por isso ao ser declarado imperador usou o nome Marco Aurélio Antonino (em latim Marcus Aurelius Antoninus) que é uma tradução prática de seu nome original.
Heliogábalo era filho de Julia Soaemias e de Sextus Varius Marcelus sendo declarado imperador por tropas orientais que haviam se rebelado contra o governo de Macrino. Foi o penúltimo imperador dos Severos, sucedido por Alexandre Severo.Sexualidade
O seu comportamento excêntrico fez com que o povo passasse a acreditar que Heliogábalo era homossexual e travesti, além disso ele tentou impor o culto sírio ao deus Deus Sol Invicto no Império Romano. Devido a isso Heliogábalo foi perdendo a confiança do povo, do exército e do Senado Romano até que ele e sua família foram mortos pelos próprios soldados romanos.
Casou-se cinco vezes, sendo que três de suas esposas são historicamente reconhecidas. Apesar de seus breves casamentos com mulheres, e além de seus apetites sexuais ilimitados por homens bem dotados, Heliogábalo mante longa relação amorosa com um escravo louro, a quem chamou de marido em várias ocasiões, conforme registrado nos anais da história.
Os tabus
supostamente quebrados pelo imperador, segundo os registros históricos,
parecem intermináveis. Por exemplo, Heliogábalo teria oferecido pagamento a médicos que transformassem o seu pênis em vagina, levando muitas pessoas da atualidade acreditar que o imperador tenha sido transexual e, possivelmente, transgênero.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Imperador CÓmodo
- Constatino I
- Imperador Caracalla
- Imperador Tito
- Constantino, O "grande"
- Declínio De Roma
- Imperador Antonio Pio

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online