PUBLICIDADE

Página Principal : História


A hidra e os pântanos



Livro elaborado a partir de sua dissertação de doutorado, A Hidra e os Pântanos, traz em seu conteúdo uma inovação no estudo dos quilombos brasileiro. Seu levantamento abrange partes conhecidas e já debatidas do Brasil como o quilombo de Palmares, na Serra da Barriga, assim com quilombos poucos difundidos, no Maranhão, e no Pará.
Como o próprio título do livro determina, o quilombo é retratado de forma recorrente no Brasil principalmente do Século XIX, a partir da figura da Hidra, monstro mitológico que mesmo tendo sua cabeça cortada ressurge com outra, e mais outra e outra , e também a figura dos pantânos, um lugar aparentemente inocente ou desqualificado, mas que na verdade trata-se de um terreno perigoso e cheio de artifícios que pode surprender e muito um visitante despreparado.
O livro trata de questões inerentes ao convívio principalmente dos quilombolas e da vizinhança que o circundava, desmistificando lendas como a de que viviam isolados e sem contato. pelo contrário, em levantamentos feitos pelo autor verificou-se que não só esta relação existia, como era fundamental na engrenagem da economia onde estavam locados.
Levantamento geográfico, cultural, e social. Estes são os principais pontos desta obra.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Direitos Civis E Relações Raciais No Brasil
- Colonização Do Brasil E Capitanias Hereditárias
- Quilombo Dos Palmares: Os Negros Liderados Por Zumbi
- Educação Nos Quilombos
- Os Princípios Do Contrato Natural De Michel Serres
- Memórias Da Escravidão
- Palmares ? A Batalha

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online