PUBLICIDADE

Página Principal : História


África - Gana



O Gana, durante a guerra colonial, era conhecido como Costa do Ouro, o que só por si, indica a sua potencial riqueza, aspirada ao longo dos tempos pelos estados europeus.
Durante muito tempo, o Gana ocupou o primeiro lugar, entre os países situados ao longo da faixa setentrional do golfo da Guiné, em termos de rendimento per capita. Ainda hoje este país é notávelmente industrializado. O polo de Tema, na conglomeração da capital, Accra, constituí uma aglomeração de instalações "de base" da refinaria de petróleo, cimenteira e metalurgia, sem igual no quadro global da África Negra.
Caracterizado por faixas morfo - altimétricas e climáticas com direcção Sul - Norte, o território, revela ambientes que vão da luxuriante floresta tropical húmida, ao longo da costa e dos vales dos rios equatoriais, às estepes sahelianas, na direcção da fronteira com o Borkina Faso.
Os desiquilíbrios na disponibilidade de água, são atenuados nesta região, pela mais importante obra hidráulica de todo o continente africano: o Lago artificial, maior do mundo, quase com 8 500 Km2 de superficíe, o Lago Volta, que obtido com a construção da barragem no Rio Volta em Akosombro, fornece grandes recursos de irrigação e energéticos, além da regularização do caudal desse grande Rio, anteriormente, causa de grandes calamidades.
Rico em recursos minerais e agrícolas, situando-se estre as directrizes subsarianas e a costa ocidental africana, alcançada durante séculos pelos navegadores europeus, o Gana actual, esteve envolvido em todas as fases económicas do continente africano.
Fonte inexaurível de recursos minerais, sobretudo de ouro, e por isso parceiro comercial de quase todas as potências europeias, o Gana contribuíu posteriormente para o comércio de escravos, assumindo-se como base logística do tráfico.
Do aproveitamento dos recursos minerais à escravatura, o Gana, experimentou os lados mais negativos do dominío colonial.
A descolonização, provocou neste país, algumas contradições. Herdeiro de uma economia crescente com claro excedente financeiro, o país, em poucos anos, entrou numa completa ruína. Contudo, nos últimos tempos, o país caminha, com dificuldade, na via da modernização e ´um dos Estados menos subdesenvolvidos do golfo da Guiné.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- África - Gana Em Datas
- Curiosidades - África - Da Descolonização à Independência
- Países: Outro Gigante, O Canadá
- Tráfico Negreiro
- África Quadro - Natural
- África - Nigéria
- Les Africains Sauveront-ils L´afrique?

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online