PUBLICIDADE

Página Principal : História


A Família do Homem



Entre o homem e o macaco moderno, existem fortes semelhanças familiares. Com eles, partilhamos antepassados comuns, de que nos separámos há cerca de 12 milhões de anos.
Os australopitecos são os primeiros ?homens? até agora descobertos. Caminhavam sobre duas pernas e serviam-se de pedras, não sendo considerados como homens verdadeiros porque os seus cérebros eram muito pequenos.
Os primeiros espécimes de homens verdadeiros, do género ?Homo?, surgiram há cerca de 2 milhões de anos.
Entre estes homens primitivos, o tipo mais desenvolvido, recebeu o nome de ?Homo Erectus?. Este, aprendeu a servir-se do fogo para cozinhar e para se aquecer, bem como para afastar os animais selvagens. Isto significa, que o homem podia começar a deslocar-se para a Europa.
Mais avançados ainda, foram as primeiros espécies de "Homo Sapiens?, que se desenvolveram à cerca de 200 000 mil anos, conseguindo um dos seus tipos, o homem de Neandertal, viver no Norte da Europa, porque o seu corpo estava especialmente adaptado aos frios intensos, vivendo em grutas, criando muitos diferentes tipos de instrumentos de pedra e enterrando os mortos.
Este homem viveu na Europa até há cerca de 30 000 anos. O tipo de homem que vive hoje, o ?Homo Sapiens Sapiens?, parece ter surgido na Europa, proveniente do Próximo Oriente.
Intitulados de Cro-Magnons, decoravam as suas grutas com representações dos animais que caçavam.
Todos esses homens primitivos, viviam da caça e da colheita de plantas, usavam a pedra, o osso e a madeira para o fabrico de instrumentos.
A Agricultura surge cerca do ano 8000 a.C..


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Pré-história
- Homo Sapiens Primitivo
- Marvin Harris: Introdução A Antropología Geral. Antropología Física.
- Homo Erectus
- Fases Do Desenvolvimento Hominídeo
- Homo Sapiens
- As Origens E O Desenvolvimento Inicial Da Humanidade

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online