PUBLICIDADE

Página Principal : História


As Primeiras Civilizações



O que marcou o início das primeiras civilizações foi o trabalho na terra, por parte dos caçadores nómadas e recolectores de plantas, o que lhes permitiu a criação de comunidades permanentes.
Nos locais onde os solos eram ricos, os alimentos produzidos eram suficientespara sustentar os não productores, como os artesãos.
A mais antiga civilização, terá nascido na região entre os rios Eufrates e Tigre (actual Iraque), numa área conhecida por Mesopotâmia.
O povo Sumério, foi o primeiro que aí se instalou, cerca do ano 5000 a. C.. A sua civilização consistia numa série de cidades-estados, com belas construções, serviços públicos para a distribuição de água e sistemasde esgotos. Inventaram o primeiro sistema de escrita conhecido, e , a partir do ano 3100 a. C., mantiveram registos feitos em placas de argila.
Os túmulos continham tesouros que demonstravam a riqueza e a sofisticação da civilização e das capapcidades dos seus artesãos.
Por detrás das histórias da Bíblia, estão escondidas muitas tradições desta civilização. A Torre de Babel, terá sido, um dos grandes montes ou zigurates que teram construído para a edificação dos templos.O dilúvio vem descrito num texto ´Sumério, "A Epopeia de Gilgamesh".
Esta civilização foi gradualmente absorvida pelos povos semitas, que emigraram da Arábia para a Mesopotâmia, por volta do ano 2300 a.C., e fundaram os grandes Impérios da Assíria e da Babilónia.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Modernidade é Mais Antiga
- Mesopotâmia
- Mesopotâmia
- Os Maias
- Mega Bloco - As Civilizações Humanas
- Civilizações Primitivas - A Terra Do Nilo
- Civilizações - O Extremo Oriente

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online