PUBLICIDADE

Página Principal : História


África Sariana e Sudanesa - Caracteríscas e Povos



Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Egipto, são os cinco estados ribeirinhos do Norte de África. Caracterizados pelas terras costeiras mediterrânicas, o deserto do Sara, desde o Oceano Atlântico ao Mar Vermelho, o carácter árabe das populações e a religião muçulmano, estes países têm nestas características as condicionantes de muitos aspectos da sua paisagem física e cultural.
Os países da África Sudanesa ? Sudão, Chade, Níger, Burkina Faso, Mali e Mauritânia ? também encontram no Sara o elemento unificador, em conjunto com os aspectos culturais do mundo islâmico, embora aqui exista uma diversidade étnica ligada ao tronco demográfico sudanês.
Esta parte do continente Africano é habitada por populações seminómadas dedicadas à pastorícia.
Os Tuaregues, povo altivo, habita o deserto do Sara, radicando-se no Sul da Argélia e no Norte do Níger e do Mali.
Este povo foi definido como ?os homens azuis?, pela cor do lenço com que cobrem a cabeça. Evocam uma imagem fascinante e misteriosa, existindo lendas sobre eles transmitidas de geração em geração, de coragem e espírito guerreiro, de amor à música e à poesia. Islâmicos, são monogâmicos e confiam às suas mulheres papéis importantes.
Os Berberes, residentes em Marrocos, Tunísia, Argélia e Líbia, aquando da conquista árabe, defenderam orgulhosamente a sua cultura, mantendo um diferente estilo de vida ligado à pastorícia nómada ou afastando-se em pequenas aldeias isoladas nas montanhas.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- O Antigo Gana
- África Setentrional E Ocidental - Etnias E Línguas
- The Moroccan Connection: The Secret Relationship Between Israel And Mo
- A Expansão Capitalista E O Colonialismo
- O Apartheid Na África Do Sul
- Surto Racista
- Antiguidade Oriental(egito) Antigo Império

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online