PUBLICIDADE

Página Principal : História


Velhas Fazendas: Arquitetura e Cotidiano nos Campos de Araraquara, 1830-1930



Você conhece a história do Estado de São Paulo?
Você sabe que a produção de café está no cerne da história dessa região e que gerou, além de muita riqueza, um patrimônio arquitetônico valioso e diverso?

Se você quer saber mais sobre esse assunto, consulte o livro Velhas Fazendas: Arquitetura e Cotidiano nos Campos de Araraquara, 1830-1930, de autoria do arquiteto Vladimir Benincasa. Nesse livro podemos encontrar, além belíssimas fotografias das habitações e das instalações produtivas, também a história das origens do café e como ele chegou ao Brasil e à região paulista, como esteve envolvido no rápido desenvolvimento do Estado, como era a rotina de trabalho de escravos e imigrantes e, principalmente, uma rica análise das estruturas arquitetônicas das fazendas cafeeiras. Podemos aprender, com o Velhas Fazendas, sobre a tradição da arquitetura rural paulista e da mineira, sobre a influência de estilos que vão do Neoclássico ao Eclético e, também, sobre como se deram as adaptações construtivas e as regionalizações.

O Velhas Fazendas é uma larga janela para o passado paulista e um alerta para a necessidade de conservação de seu legado. De grande interesse para o público em geral.

Benincasa, Vladimir. 2003. Velhas Fazendas: Arquitetura e Cotidiano nos Campos de Araraquara, 1830-1930. São Carlos: EdUFSCar, Imprensa Oficial do Estado.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Primeiros Imigrantes
- Kasato Maru
- Siqueira Campos: Um Outro Olhar; HistÓria, MemÓria E Arquitetura
- Os Alemães !... E Os Portugueses ?!...
- Reforma Agrária - Mst
- Califórnia, Não. Texas(efeito Etanol)
- Imigração: As Mudanças Sociais Na Republica Velha

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online