PUBLICIDADE

Página Principal : História


O Início da Formação de Inglaterra



Em 407 d.C., os Romanos acabaram por abandonar a Britânia. Daí em diante, assistiu-se a saques no país por Pictos, da Escócia, Anglos e Saxões, da Alemanha e Jutos da Jutlândia, na Dinamarca.
Os Jutos instalaram-se em Kent ena ilha de Wight, sendo que, cerca dos anos 600 o resto de Inglaterra estava quase todo nas mãos dos Anglo-Saxões.
A Inglaterra foi dividida em sete reinos, hepteriarquias, do grego, significando o ?governo de sete?. Os reinos eram o Kent, Sussex e Wessex, no Sul e no Oeste; Mércia, Ânglia Oriental e Essex, no centro e Este, e a Nortúmbria.
Os Viquingues começaram no fim dos anos 700 a atacar a Britânia, sendo quase todos de origem Dinamarquesa.
Nos anos 850, estes invasores, começaram a sua instalação em Inglaterra e cerca de 870 já tinham destruído todos os reinos, à excepção de o de Wessex.
A partir de 839, o Wessex, foi governado por Etelvoldo, cujo pai, Egberto, foio primeiro rei a reclamar o domínio sobre toda a Inglaterra. À data da morte de Etelvoldo em 858, a sucessão foi feita pelos seus filhos, Etelbaldo, Etelberto e Etelredo I, subindo ao trono em 871, o filho mais novo, Alfredo. O Wessex esteve sob constantes ataques dos Dinamarqueses e só em 871, Alfredo teve de combater em 9 batalhas. Na invasão dos Dinamarqueses ao Wessex, no Inverno de 877-878, Alfredo, submeteu-os a uma derrota decisiva, restabelecendo a paz nas suas terras.
O Tratado de Wedmore, divide a Inglaterra, ficando o domínio do Norte e do Leste para os Dinamarqueses, e o do Sul e Oeste para Alfredo.
No inicio do século X, a Ânglia Oriental e o centro de Inglaterra foram ocupados pelo Wessex, reduzindo o domínio dos Dinamarqueses a um período inferior a cem anos.
Os colonos Dinamarqueses na Nortúmbria foram atacados porinvasores da Noruega, cujos chefes se fizeram reis de Iorque, até que em 954, foram expulsos por Eadredo, neto de Alfredo.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Formação Da Escócia
- Diferença Entre Grã Bretanha, Reino Unido E Inglaterra
- A Fúria Nórdica
- Declínio De Roma
- Henrique De Anju
- I Guerra Mundial
- Os Ingleses E O Futebol

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online