PUBLICIDADE

Página Principal : História


As Cruzadas



Numa época em que a religião era a causa impulsionadora do dia-a-dia das pessoas, a ocupação da Palestina, cenário da vida de Jesus, pelos ? infiéis? muçulmanos, encheu muitos cristãos de horror. A interferência dos Turcos Seljúcidas com os bandos de peregrinos cristãos que se dirigiam a Jerusalém, serviu de inspiração ao papa UrbanoII a fazer o apelo a uma cruzada para libertar a Terra Santa dos Sarracenos, tal como eram então denominados os Muçulmanos.
Foram feitas oito Cruzadas. A primeira capturou uma boa parte da Palestina aos Sarracenos, mas passados 90 anos, estes reconquistaram Jerusalém. As Cruzadas posteriores, obtiveram menos êxito e durante a quarta, os cruzados, incapazes de pagar o aluguer dos navios aos Venezianos, foram obrigados a saquear a cidade cristã de Constantinopla.
A Primeira Cruzada durou de 1096 a 1099; a última foi em 1270.
Na Cruzada das Crianças de 1212, cinquenta mil crianças da França e da Alemanha partiram para a Terra Santa. O contingente alemão voltou para trás, os outros foram vendidos como escravos em Marselha.
As Cruzadas, deram também grandes oportunidades aos cavaleiros idealistas da Europa Cristã. Para muitos, as lendas de romance e feitos de cavalaria, só eram reais, lutando contra os Sarracenos.
Fundaram-se algumas ordens de cavalaria, destinadas a lutar pela libertação da Terra Santa dos Infiéis (seguidores do Islão), e a proteger os peregrinos cristãos.
A primeira foi a Ordem dos Hospitalários de S. João de Deus, fundada em Itália em 1080 e aprovada pelo Papa em 1113. Os cavaleiros Hospitalários dedicavam-se à guarda de um hospital para peregrinos em Jerusalém.
A Ordem dos Templários, foi fundada em Jerusalém em 1119, e destinava-se a lutar nas Cruzadas. O seu nome tem origem no local da sua Sede, o Templo de Salomão.
Esta Ordem, ainda hoje, devido ao poder que conseguiu ter no seu tempo e a forma como foi extinta, dá origem a grandes romances, mistérios e expeculações.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- A Cidade Ilha - Veneza
- Uma Sociedade De Senhores E Servos
- Os Judeus
- Palestina Ou Israel?
- Civilizações - A Idade Média
- In Hoc Signo Vinces
- Por Tu Graal

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online