PUBLICIDADE

Página Principal : História


A Bela Adormecida - Roteiro de estudo para as crianças



  Era uma vez um rei e uma rainha que queriam muito ter um filho. Quando afinal viram seu desejo realizado, com o nascimento de uma menina, promoveram uma grande festa de batizado, para a qual convidaram sete fadas do reino. Esqueceram porém uma fada velha, que no entanto mesmo assim apareceu na hora da festa.

Chegado o momento das fadas ofertarem seus dons à princesinha, a mais jovem se escondeu por trás de uma tapeçaria, temerosa de que a fada velha pudesse rogar uma praga à criança. Assim, a sábia fadinha estava pronta para agir contra a maldição que a fada realmente proferiu - a princesinha haveria de ferir o dedo num fuso e morrer! A fadinha declarou que a princesa não morreria: dormiria por cem anos, e seria acordada pelo beijo de um belo príncipe.

Quando a princesinha já estava com dezesseis anos de idade, descobriu uma velha fiando num pequeno aposento no alto de uma torre do castelo. A princesa pediu para fiar e, como havia decretado a fada velha, feriu o dedo no fuso e caiu no chão.

O rei determinou que instalassem confortavelmente sua filha para o longo sono. Então a fada boa apareceu e fez toda a corte cair num sono profundo. Todos acordariam somente quando a bela princesa fosse despertada. E, para ter certeza de que ninguém seria perturbado, a fadinha fez crescer em torno do castelo uma espessa cerca de amoreiras silvestres.

Ao fim de cem anos, o filho de um rei, caçando nas cercanias, vislumbrou as torres do castelo, que apareciam por cima da cerca de amoreiras silvestres. Interrogou um velho camponês sobre o castelo e ficou sabendo que lá dentro havia uma princesa adormecida, uma linda donzela que dormia há cem anos.

O príncipe cavalgou para dentro do pátio e empreendeu uma busca pelo castelo, até que, finalmente, encontrou a linda moça adormecida. Seu beijo a despertou, bem como toda a corte, e o feitiço da fada velha se quebrou.

Roteiro de Análise e Debates

- Discuta com as crianças algumas palavras do texto, principalmente aquelas mais significativas, como: desejo, batizado, castelo, damas de companhia, fiandeira, fuso (ou roca), madrinha, fada (boa e má), etc.

- Discuta as metáforas que aparecem no texto.  

 - Por que a fada má sentia necessidade

de vingança?  

- O que é vingança?

 - O que é beleza para você?

- Quando uma pessoa é virtuosa?

- Quando uma pessoa é feliz?

 - Quando uma pessoa é má?

 - Na nossa sociedade existe pessoas más e vingativas? Por que elas agem assim?

 




Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- O Principe Sapo ( Ou O Principe Encantado): Roteiro De Estudo
- Pinocchio
- Super - Herói
- O Afilhado Do Diabo
- Brasil- Fusos Horários
- Os Habsburgos
- A Guerra Dos Trinta Anos (reforma)

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online