PUBLICIDADE

Página Principal : História


Parte crônica de notícias e Bom Governo, 1612



Autor Guamán Poma de Ayala, nasce durante a conquista .Along a sua vida, ele dedica-se para resumir as experiências e misturas do europeu e cultura Incan durante o virreynato. Sendo neto da Mãe Ocllo, Carvão (Coya) o fundador do Império do Inca, e o filho de Guamán Mallqui, o governador do Chinchaysullo, Guamán Poma de Ayala, foi provisto de uma visão sólida de ambas as culturas, durante a sua existência.
Depois, resultaremos narrar a evolução, segundo o cronista Guamán Poma, da modificação política do Incas''Empire ao virreynato, e como este, afetou a organização de thta um.
Os conquistadores do Peru foram: dom Francisco Pizarro, Diego de Almagro e H. de Luque. Eles fundaram a capital do Peru na Lima, desde que eles o encontraram estrategicamente favorável. Eles conquistaram o inca Atahualpa em Cajamarca. Sem embargo, depois da conquista, Pizarro e Almagro foram assassinados. Antes de que esses fatos, o Rei Charles V da Espanha, decidissem denominar, um primeiro vice-rei: Blasco Nuñez e Vela.
Dom Antonio de a Mendoza foi o segundo vice-rei do Peru, que aconteceu o primeiro vice-rei: Blasco Nuñez. Durante o seu governo, ele mostrou a honestidade e a lealdade.
Ele seguiu-o no trono virreynal, dom Antonio Hurtado de a Mendoza, cuja realização principal deveu proteger a população indígena, do espanhol. O Toledo de vice-rei, perseguido o rebelde Tupac Amaru I, descendente do inca, que se rebelava da autoridade do vice-rei. Os Túpac Amaru foi condenado ao andaime pelo espanhol, e as suas palavras últimas foram: "a terra de Mãe testemunha como os meus inimigos, derrame o meu sangue."
Depois que a instituição do Corregimiento, a parte do mesmo vice-rei (o tempero da jurisdição onde os Índios foram explorados) o corregimen, escapou, com milhares do peso. Não há nenhuma possibilidade da petição da justiça, desde ambos: o magistrado principal e o seu depois de autoridade imediata, incluída o incam represenattuva, "o cacique", e a corrupção:appears.
O Toledo foi substituído pelo vice-rei dom Martín Enriquez de Almanza, que tentou administrar o Peru com justiça e apoio dos Índios. Para trás na Espanha, o rei honrou-o para os seus méritos. O Toledo foi acontecido na carga, por, dom Fernando Torres e Portugal, o amigo do órfão, pobre e, interessado no incapaz. Dom García Hurtado da Mendoza foi o vice-rei gerente da lei das vendas fiscais, para as quais todos os proprietários se levantaram na arma. Aconteceu-lhe, dom Luis de Velasco, que Guamán Poma encontrou diretamente..
Dom Carlos Monterrey, foi o nono vice-rei. Ele dedicou-se para evitar os abusos do clérigo e magistrados contra os Índios.
Dom Antonio de a Mendoza foi o décimo vice-rei e ele governou pacifically que tenta dominar os abusos contra os Índios nas minas.
Juntamente com o vice-rei e as suas autoridades, o bom governo dessas terras do novo mundo, foram compartilhados pela Igreja, que foi hierarquicamente organizada em ordens religiosas como: os jesuítas, os Franciscanos e Dominicos.
Eles tiveram conventos importantes, ao longo do Peru, sendo o mais saliente: o São Francisco, e Santo Domingo, localizado na cidade de Lima, onde cada um encontra o Santo enterrado Rosa de a Lima e Martin Santo de Porres, os primeiros santos dianteiros de América, o Panamá e as Filipinas.
Em conjunto com os sacerdotes, as autoridades exerceram as práticas executadas pela Igreja européia. Neste caminho, lá veio à Inquisição Sagrada, que tomou a carga que luta principalmente o workship dos ídolos.
O clero tentou inculcar os Índios: batismo e o matrimônio, com o respeito religioso, que exerciam com a grande pompa, segundo eles, banir os demônios e permitir a chegada de Jesus Cristo.
Outras férias muito celebradas pelos Índios e inculcado pelo espanhol foram tres:Holiday da Cruz de Caravaca; as férias da Aparência de Virgem Mary em Batalha e a aparência de Apóstolo o Santiago, na mesma batalha, celebrada até hoje. Neste caminho, o cosmogonía religioso acontece com combinações de credos,cultura e idolatria.
Em cidade financeira principal de Lima e meio, há muito museu huacas visitable. Entre o mais, saliente é Pachacámac, o templo da adoração de inca ao sol e a lua. Também ele acentua o castelo de Chancay, onde uma senhora do tribunal viveu com o vice-rei Amat e Junet, famoso pelo seu romancess com o Perricholi.
Lá anda o autor, Guamán Poma de Ayala, com seu filho, e vai fora de Ayacucho, curso à Lima. Ele apoiou muitos abusos, e as suas crônicas vieram anteriormente ao rei da Espanha, FelipeIII. Ele morreu com 80 anos de idade, na miséria.
Mas Entretanto, para circunstâncias desconhecidas, as escritas de Ayala, apareceu no Copenhague, começando o XXcentury, wherefrom agora em, eles foram anunciados. Se conhece que Guamán Poma usou de eruditos para reconfirmar a informação tranqüila.
O Bom Governo, como em tempos de Guamán Poma de Ayala, abandona-nos a lição, em que temos de decidir sempre a favor de uma sociedade baseada: a verdade, paz, justiça e conciliação. Isto é o legage, que os nossos avoengos nos deixaram, e isto está governando bastante as nossas nações. Ele deve celebrar, hoje e sempre. A defesa de ideais de, demonstra que os seus próprios frutos, são presentes salvados para os estimulados a defened eles, na realidade e espírito. Siga os seus ideais agora, siga a bondade e continue com o bom pé, e o Deus o compensará mais do que igualmente!
www.fas.harvard.edu/~icop/luismillones.html


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Article: America Before Columbus
- Artigo: América Antes De Colombo
- Artigo: A América Antes De Colombo
- Os Indígenas No Brasil
- Sinais Da História-8º Ano
- Tapuias E Jesuítas
- Uma Idéia Para Melhorar O Judiciário Brasileiro

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online