PUBLICIDADE

Página Principal : História


O Principe Sapo ( ou o Principe Encantado): Roteiro de Estudo



   Essa história, baseada no conto dos irmãos Grimm reproduz as experiências de crianças que tentam fugir à responsabilidade de seus próprios atos. Conta a história de uma princesa caprichosa e teimosa, que se compromete com uma promessa impensada, que não pretende cumprir.

Num dia ensolarado, a princesa está brincando com uma bola no pátio do palácio. Subitamente, a bola lhe escapa das mãos e rola para dentro de um pequeno lago, fora de seu alcance. Naquele preciso momento, a princesa está disposta a qualquer promessa, desde que obtenha de volta sua bola. Surge um sapo, que se propõe a lhe devolver o brinquedo, com a condição da princesa levá-lo para o castelo quando a ele retomar. Além disso, deverá deixá-Io comer a seu lado, dormir em sua cama, amá-lo e ser amiga dele. A princesa concorda, mas quando o sapo lhe entrega a bola, sai correndo para o palácio, sem esperar por ele.

O sapo acaba aparecendo na corte e o rei fica sabendo do ato desonesto da filha. Aborrecido porque a filha se recusa a cumprir a palavra empenhada, o rei insiste em que ela receba o sapo, como havia prometido. A princesa obedece, porém de má vontade.

Somente depois de gozar todos os privilégios prometidos é que o sapo se transforma no belo príncipe que era antes de ser enfeitiçado pela bruxa malvada. Arrependida e humilhada, a princesa compreende que viver honestamente tem suas vantagens.

Os contos populares servem para explicar as¬pectos da história, da mesma forma que as cartas e outros documentos. Os heróis e as heroínas dos antigos contos populares germânicos são protótipos dos camponeses germânicos medievais, que constituíam uma classe da qual não tinham esperança de escapar. Assim, mantinham vivos seus sonhos, suas esperanças, sua crença em algum tipo de justiça final contando e reçontando histórias, que, de alguma forma, serviam para compensar a pobreza, a miséria, a infelicidade e o desespero que viam à sua volta.

 Roteiro de Análise e Debates

- Estimule a criança a criar suas próprias histórias, tanto orais, como escritas, propiciando o desenvolvimento da linguagem.

- Estimule a criança a fazer teatro, música e arte, para ampliar sua compreensão dos contos.

- Discuta as palavras e as metáforas impostas no texto, principalmente aquelas que remetem qualificações diferentes.

- O que significa conto?

- Contos e fábulas são a mesma coisa?

- Por que a promessa feita deve ser cumprida?

- Por que o pai da princesa fê-la cumprir a promessa?

- Por que o sapo necessitava da companhia da princesa?

- Por que o principe era um sapo e não outro animal?

- Qual a relação de sapo/jardim, onde brincava a princesa?

- O que significa amizade?

- O que significa companheiro de folguedos?

- Na vida real acontece histórias parecidas como essa? Discuta com a máxima realidade com as crianças, fazendo uso das telenovelas, noticiários, etc.

- Como o feio se transforma em belo, nesta história?

 




Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- A Bela Adormecida
- A Princesa E O Plebeu
- Um Novo Integrante Da Família Dos Cururus
- Bíblia - Moisés
- Carlota Joaquin: A Princesa Do Brasil
- Jõao E Maria
- Histórias Que Despertam Emoções

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online