PUBLICIDADE

Página Principal : Lei Geral


A Cidade Antiga



A Cidade Antiga, de Fustel de Coulanges

Sobre o autor

Numa Denis Fustel de Coulanges (1830-1889) ainda jovem foi doutor e professor na Faculdade de Letras de Estrasburgo. Fez notáveis estudos em Atenas, reunidos em volume em 1857. Ao escrever A Cidade Antiga, foi levado à Sorbonne, onde ocupou a cadeira de História da Idade Média. Foi também diretor da École Normale Supérieure. Ainda nos deixou as monumentais Histórias das Instituições Políticas da Antiga França (1875-1889) e Investigações sobre Alguns Problemas da História (1885).

Breve resumo dos livros Primeiro e Segundo.

Em a Cidade Antiga, Fustel de Coulanges defende a tese que todo o traço de civilidade da sociedade ocidental provê, origináriamente, da religião, em especifico no culto aos antepassados.
Em torno da crença de que a alma dos entes falecidos permanecia junto aos seus corpos, necessitando de cuidados solenes para que não padecessem de fome, o homem antigo cria uma série de ritos que buscavam preservar a amizade de tais espiritos junto a si. Incapazes de buscarem seu próprio ?sustento?, os mortos incumbiam aqueles mais próximos a si, ou seja o primogênito varão, de mitigar-lhes a sede e a fome, derramando sobre o tumulo de seus pais o vinho e oferecendo-lhes o holocausto cerimonial.
Esta religião primeva tem suas necessidades básicas, seus ritos. Quem poderia manter aceso o fogo sagrado, receptáculo de todo o sacrificio a esses deuses subterrâneos? Como evitar que os espiritos, famintos por aquilos que lhes seria de direito, revoltem-se contra seus descendentes e passem a atormentar-lhes a exitência? Dessas necessidades acaba por surgir a necessidade da formação da célula-base da sociedade: a Familia.
Diferente do que o senso comum prega, essa familia não estaria ligada entre si apenas pelo laço sanguineo, mais sim pelos laços religiosos.


Veja mais em: Lei Geral

Artigos Relacionados


- A Formação Da Cidade. In: A Política
- Cora Coralina
- Filosofia Política Aristotélica
- GrÉcia Antiga
- A Pré-história Da Arte
- O Conceito Mitológico De Morte E Morrer Entre Os Urhobo Da NigÉria
- RevoluÇÃo Social ? O Mito Da

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online