PUBLICIDADE

Página Principal : História


Jõao e Maria



  Jõao e Maria

Irmãos Grimm ((Hansel e Gretel), por Francisco Rodrigues Júnior  

João e Maria, também coletada pelos irmãos Grimm é um conto que leva o leitor a um universo de ameaças sorrateiras e nefastas. As crianças são obrigadas a penetrar na floresta densa e lá descobrem um mundo aterrador, cheio de embustes e ilusões. Nada é o que parece ser: pais extremosos decidem abandonar os filhos, uma casinha feita de doces abriga uma bruxa que pretende comer João, as migalhas que serviriam para indicar o caminho de volta acabam devoradas por pássaros famintos.

Mas às vezes as crianças conseguem ser mais espertas que os adultos, como João e Maria, quando empurraram a megera para dentro do forno ardente, preparado para assar João, e se apoderam das coisas da bruxa. Ficam, então, livres para voltar à sua forma de vida original, achando o caminho de volta através da floresta. Nesse ponto, enfrentaram o perigo, escaparam do cativeiro e da morte e ganharam uma fortuna.

Particularmente extraordinário é o fato de que voltam para um lar cheio de amor, onde o pai, que estava ancioso para os recuperar, os recebe cheio de alegria.

Roteiro de estudo

 - Por que contos populares como "João e Maria" e "O Pequeno Polegar" usam como personagens centrais um pobre lenhador e sua família?

- O que significam as palavras: bruxa, clareira, floresta, gaiola, guloseimas, lenhador, machado, seixos.

- Relacione os personagens encontrados no conto.

3.4 - Agrupe os substantivos, abaixo relacionados, nas categorias: PESSOAS, ANIMAIS, ALIMENTOS e COISAS, conforme as palavras que aparecem na história. Ex.  seixos, passarinhos, açúcar, cama, bruxa, pão, nozes, João, floresta, Maria, telhado, guloseimas, machado, lenhador, crianças, bolo, gaiola, tesouro.

Pessoas: João, Maria, etc.

(Este exercício servirá não só para ampliar o vocabulário como também para desenvolver a capacidade de organização da criança).

- O que disse João a Maria quando chegaram à casa da bruxa?

- Por que a casa da bruxa era feita de pão, bolo e açúcar?

- Qual foi a forma apropriada que João arranjou para enganar a bruxa?

- Em que aspecto a bruxa não parece de jeito nenhum com os humanos?

- Comente sobre a questão do doce (ou vários tipos de guloseimas) atrair sempre as crianças, advertindo o perigo de elas acabarem nas mãos de pessoas estranhas (sequestradores, assaltantes, ladrões de crianças, etc.).

- Relate histórias verídicas de crianças desaparecidas.

- Trabalhe com eles a música ?João e Maria?, de Chico Buarque de Holanda, inclusive fazendo coreografias.




Veja mais em: História

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online