PUBLICIDADE

Página Principal : Lei Geral


O que é jurisprudência.



Jurisprudência é uma das principais fontes do direito. Conceituada como "o conjunto uniforme e constante de decisões judiciais, sobre determinadas questões jurídicas", a Jurisprudência pode antecipar o legislador, traçando o rumo do direito. Foi assim quando os tribunais, antecipando-se à lei, começaram a acolher pedidos para revisão judicial dos contratos leoninos, quan
São as decisões de Tribunais sobre um mesmo assunto, formando um entendimento comum.
Segundo o dicionário jurídico de De Plácido e Silva1, Jurisprudência é derivado da conjugação dos termos, em latim, jus (Direito) e prudentia ( sabedoria), pelo que entende-se como a Ciência do Direito vista com sabedoria, ou, simplesmente, o Direito aplicado com sabedoria.
Modernamente, entende-se por jurisprudência como sábia interpretação e aplicação das leis a todos os casos concretos que se submetam a julgamento da justiça. Ou seja, o hábito de interpretar e aplicar as leis aos fatos concretos, para que, assim, se decidam as causas.
Nesse sentido, a jurisprudência não se forma por decisões isoladas, mas sim após uma série de decisões no mesmo sentido.do esta questão ainda não era contemplada em norma legislativa.
A jurisprudência, portanto, como resultado da interpretaçao do direito positivo, é dinâmica e varia no tempo e no espaço, modificando-se ao sabor das transformações sociais. É a fonte viva do direito.


Veja mais em: Lei Geral

Artigos Relacionados


- Introdução Ao Estudo Do Direito
- Teoria Pura Do Direito
- O Princípio Tridimensional Da Proporcionalidade No D. Administrativo
- Ied - As Disciplinas Jurídicas
- O Dogma Da Completude. In: Teoria Do Ordenamento Jurídico
- Introdução Ao Estudo Do Direito - Conceito De Direito
- Introdução ? Direito Natural E Direito Positivo.in:o Positiv. Juridico

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online