PUBLICIDADE

Página Principal : Lei Geral


Maria DA PENHA



Em 1983, a biofarmacêutica e cearense Maria da penha Maia Fernandes viveu talvez o mais importante drama de sua vida. Enquanto dormia, levou um tiro nas costas do marido, o professor universitário de economia Marco Antônio Heredia Viveros. Ele alegou que tinha sido um assalto e que os ladrões haviam escapados pela janela. Maria da penha tinha 38 anos e três filhas. Ficou paraplégica. Após esse episódio houve a segunda tentativa de homicídio: o cônjuge a empurrou da cadeira de rodas e tentou eletrocutá-la embaixo do chuveiro. Viveros s´´o foi punido depois de 19 anos de julgamento e ficou apenas dois anos em prisão de regime fechado.

  Depois de 20 anos de luta pelos direitos da mulher, Maria da Penha, atualmente com 63 anos, conseguiu com que a justiça fosse feita. Ela batalhou por isso, atuando na coordenação de políticas para as mulheres da prefeitura de Fortaleza, no Ceará.

  Em 7 de agosto de 2006 passou a valer a lei número 11.340, que garante os direitos da mulher em casos de violência doméstica. A noma ficou popularmente conhecida por lei Maria da Penha. 

                        NÚMEROS ALARMANTES

  De todas as formas de agressão, a violência doméstica ainda é a mais comum. No Brasil, a cada 15 segundos uma brasileira é espancada. A violência cometida em casa é maior que as da ruas e afeta a vida profissional das mulheres. O marido é o maior agressor, responsável por 70% das quebradeiras, 56% das ameaças com armas, segundo pesquisa recente da fundação Perceu Abramo. Dados do estudo data senado de 2007 indicam que, para 28% das mulheres agredidas, a violência doméstica é uma prática que se repete.


Veja mais em: Lei Geral

Artigos Relacionados


- Denúncias De Violência Doméstica Crescem 32%
- Violência DomÉstica
- História Do Dia Internacional Da Mulher
- Políticas Públicas às Mulheres
- Todos Os Dias Das Mulheres !
- Lampião, Cangaceiro Idolatrado...
- Todos Os Homens São Iguais? Mesmo As Mulheres

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online