| Página Principal : Lei Geral 
 
 www.direitonet.com.br
 
 
 Publicidade
 
 
 
 
  TIPOS DE SENTENÇA
 
 Despacho: decisões do juiz praticados no processo, de ofício ou a requerimento da parte, a cujo respeito a lei não estabelece outra forma.
 
 Decisões Interlocutórias: soluções dadas pelo juiz, acerca de qualquer questão controversa, envolvendo a contraposição de interesses das partes, podendo ou não colocar fim ao processo. 
 Decisões interlocutórias simples: resolvem questões controvertidas no curso do processo, sem, no entanto, pôr-lhe fim ou extingui-lo. 
 ELEMENTOS DE VALIDAÇÃO 
 A sentença possui três elementos para que seja válida: o relatório, a motivação (ou fundamentação) e o dispositivo.    
 O relatório é a história daquilo que é relevante do que aconteceu no processo. Vale lembrar, que o presente elemento é dispensado nos Juizados Especiais.    
 A motivação (ou fundamentação) é uma exigência constitucional, que consiste na obrigatoriedade de toda decisão judicial ser fundamentada. 
 O dispositivo é fundamental para que a sentença seja um ato existente, logo, a sentença sem dispositivo é uma ?não-sentença?, é um ato inexistente. 
 CONTEÚDO DA SENTENÇA 
 A sentença deve conter os nomes das partes, a exposição sucinta da acusação e da defesa, a indicação dos motivos de fato e de direito em que se fundar a decisão, a indicação dos artigos de lei aplicados, o dispositivo e a data e assinatura do juiz. 
 CORRELAÇÃO ENTRE ACUSAÇÃO E SENTENÇA 
 A correlação entre acusação e sentença surge da necessidade da congruência entre a atribuição formal de determinado (ilícito e típico) e a retribuição jurídica-penal, nascente em sentença de índole condenatória.  
 Na mutatio libelli, o que ocorre não é simples alteração da classificação do fato enquadrado em modelo definido por lei, mas sim uma alteração substancial do fato como acontecimento.  
 Mais cuidadosa deve ser a análise nos casos de mutatio libelli, em que há a possibilidade de o juiz reconhecer nova definição jurídica do fato, em razão de nova prova existente, que traga alguma circunstância elementar não contida explícita ou implicitamente na denúncia ou queixa. 
 
 SENTENÇA CONDENATÓRIA 
  Quando a sentença condenatória for contrária ao texto expresso da lei penal ou a evidenciados autos. A contrariedade ao texto da lei significa aquela decisão ignora a sua existência, provocando, por conseguinte, manifestação judiciosa definitiva diversa do que a norma estabelece. 
 PUBLICAÇÃO E INTIMAÇÃO DA SENTENÇA 
  Quando as partes são intimadas da publicação da sentença em audiência, é da data da audiência que se inicia a contagem de prazo, mesmo que as partes estejam ausentes. A publicação posterior da sentença no Diário Oficial não implica em novo termo inicial para o prazo recursal. 
 EFEITOS DA SENTENÇA CONDENATÓRIA 
 Efeito da sentença condenatória classifica em imposição da pena, tendo como efeito principal, a privativa de liberdade, restritiva de direitos, multa ou medida de segurança. Contendo disposições em nossa legislação que visam tutelar o sujeito passivo, subordinando à reparação civil o livramento condicional, e revogando o sursis no caso de frustração da reparação. 
 
 
 Veja mais em: Lei Geral
 
 
 Artigos Relacionados- ?	Reconvenção E Pedido Contraposto: Finalidades E Particularidades
 - Todos Os Dias Das Mulheres !
 - Princípios Do Direito Do Trabalho
 - Tabela De Alfabeto Grego
 - Tutelas De UrgÊncia - Processo Cautelar
 - Crimes Eleitorais
 - Tribunal Do Júri: Inovações
 
 
 
 |