PUBLICIDADE

Página Principal : História


História do Futebol



A Criação da Football Association

Em 26 de outubro de 1863 em uma reunião entre os representantes de 21 clubes na Great Queen Street, em Londres na Inglaterra é criado a Football Association implantando regras ao futebol baseadas principalmente nas regras da Universidade de Cambridge e com algumas influências das regras utilizadas pelos times do norte da Inglaterra as chamadas Regras de Sheffield. O principal idealista da criação da Football Association foi Ebenezer Cobb Morley, a qual foi presidente da entidade entre 1867 a 1874.

Divergências e criação da Rugby Football Union

A primeira revisão das regras do jogo foi feita em uma série de 6 encontros. Ao final da série de encontros Francis Maude Campbell o primeiro tesoureiro da FA e representante do clube Blackheath retirou-se da federação após a retirada de 2 regras do esporte que eram baseadas nas regras da Rugby School (uma tiraria a possibilidade de utilizar as mãos e a outra tiraria a possibilidade de derrubar o jogador que portasse a bola com as mãos), outros clubes futuramente passariam a seguir o Blackheath que depois fundaram a Rugby Football Union, a primeira entidade controladora do rugby no mundo. Devido a uma grande quantidade de mudanças nas regras o futebol e o rugby se distanciaram e passaram a ser dois esportes distintos.
Primeiras partidas internacionais

A primeira partida internacional de futebol foi entre as seleções Inglesa e Escocesa no Hamilton Park, em Glasgow na Escócia, o placar final foi de 0-0. No ano seguinte a Inglaterra vencera a Escócia por 4-2.

Criação da FIFA

O futebol já estava começando a ser praticado em países da Europa fora da Grã-Bretanha e esses países sentiram a necessidade de criar uma organização reguladora do esporte, inicialmente a Grã-Bretanha foi contra, pois não aceitava outra entidade reguladora do esporte que não fosse a Football Association. Em 1904 numa união entre as associações de futebol da França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça em Paris era criada a Fédération Internationale de Football Association. Ao longo do tempo a FIFA começou a espandir a sua influência pelo mundo, em 1909 a África do Sul se tornou a primeira nação não européia a se juntar a FIFA, Argentina e Chile entraram em 1912, e Estados Unidos e Canadá entraram em 1913.


Veja mais em: História

Artigos Relacionados


- Inglaterra Ou Reino Unido?
- A Noção De Illusio Na Obra De Pierre Bourdieu
- O Negro No Futebol Brasileiro
- Permissividade
- Armando Nogueira,uma Estrela Solitária Na Constelação , Um Poeta Alvin
- Desportificação E Industrialização
- Diferença Entre Grã Bretanha, Reino Unido E Inglaterra

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online