PUBLICIDADE

Página Principal : Lei Geral


Crise de 1929 e New Deal




New Deal e Crise de 1929


Ao contrario da Europa que ficou arrasada economicamente, depois da Primeira Guerra Mundial, os EUA aumentou 250% sua riqueza, isso devido as exportações de alimentos e armamentos durante a guerra, e o aumento do comercio com a América Latina e a Ásia.


Os Anos Loucosè em 1923 o PIB dos EUA havia crescido 14%, a agricultura estava mecanizada e as fabricas aumentavam sua produção (linha de montagem móvel, filme do Chaplin), fabricação em serie. Na época dos ?vibrantes anos 20?, estava difundida no país a idéia de que a prosperidade estava ao alcance de todos, ilusoriamente, pois muitos tinham pouco e poucos tinham muito. As classes altas desfrutavam dessa época, pois consumiam as novidades, estimuladas pela publicidade os EUA compravam freneticamente, um consumismo exagerado. O ?estilo de vida americano? era o que havia de mais moderno no mundo, com luxuosas casas, automóveis, filhos na faculdade, teatro e jazz, apresentações radiofônicas e cinema.


Tempos de Intolerânciaè Durante a década de 20 os EUA foi governado por presidentes do Partido Republicano (PR), que isolaram o pais internacionalmente até as primeiras décadas do séc. XX, imigrantes podiam entrar livremente no pais, mas isso se inverteu no pós-guerra. Os imigrantes eram vistos como uma ameaça para o emprego dos americanos, sendo alguns adeptos do anarquismo e socialismo, o governo implantou leis para tornar sua entrada difícil, os que divulgavam suas idéias eram perseguidos como foi o caso dos italianos Nicola Sacco e Bartolomeu Vanzetti que foram executados em 1927.   A Ku Klux Klan com 5 milhões de integrantes perseguia e assassinava negros, judeus, imigrantes e lideres trabalhistas. Associações de defesa da moral, com o preteto de libertar as classes inferiores do álcool, fez-se a Lei Seca, estimulando o mercado negro, aumentando o crime organizado (Al Capone). A vida noturna, o consumismo, a Lei Seca, prosperidade e alta criminalidade fez dos nos 1920 conhecidos como Anos Loucos.


A Queda da Bolsa de Nova Yorkè Em outubro de 1929 houve a Grande Depressão, tudo começou em medos de 1920, quando a Europa recuperada da guerra, diminuiu as importações agrícolas dos EUA, o que levou muitos agricultores a falecia. A industria também foi atingida, mas não parou a produção o que causou um acumulo dos estoques de mercadores sem compradores, tendo uma Crise de Superprodução, com o desequilíbrio as empresas começaram a demitir funcionários. Com isso o valor das ações dessa empresas na Bolsa de Valores de Nova York caiu. Preocupados com a queda os donos tentaram vender seus papeis o mais rápido possível, e no dia 24/10 de 1929 o preço das ações despencou, levando a quebra da Bolsa de Nova York.


Isso afetou demais a economia dos EUA, a renda nacional reduziu-se a metade, investidores perderam as economias ,bancos fecharam deixando clientes sem dinheiro, casas comerciais faliram, 15 milhões de desempregados, fome e miséria, fazendas faliram, tudo isso foram as conseqüências da Quebra. Paises que mantinham relações comerciais com os EUA também sofreram. O comercio mundial desabou, bancos e industrias fecharam. A produção industrial das principais nações capitalistas caiu 50%, milhões de pessoas perderam seus empregos, apenas a Rússia não passou pela crise por seu modo de economia socialista. O presidente Hoover não adotou nenhuma medida, pois dizia que o governo não deveria interferir na economia, pois essa se resolveria sozinha.


Roosevelt e o New Dealèem 1933 quando Franklin Roosevelt assumiu a presidência pelo Partido Democrata (PD), pos em pratica um política contraria a de Hoover, com o estado intervindo na economia. Propôs um plano chamado de New Deal (Novo Acordo), com ações do governo e iniciativa privada para elevar a renda dos trabalhadores. As medidas adotadas foram:


*desvalorização do dólar para tornar as exportações mais competitivas


*empréstimos a bancos para evitar novas falências


*implantação de um sistema de seguridade social, com a criação do seguro-desemprego


*programa de obras publicas para gerar empregos


*contratação de 3 milhões de jovens para o desenvolvimento de projetos ambientais


*salário mínimo e direito de organização sindical


* estimulo a produção agrícola.


Com isso a economia do pais se reaqueceu e a industria voltou a produzir.




Veja mais em: Lei Geral

Artigos Relacionados


- A Grande Depressão
- Quebra Da Bolsa.
- Crise De 1929
- O Impulso De IndustrializaÇÃo PÓs-segunda Guerra Mundial 1946-61.
- Rumo Ao Abismo Econômico-1ª Parte
- Lenine E A Rússia
- Estados Unidos ? Cronologia Da História

 
Sobre o site: Quem Somos |  Contato |  Ajuda
Sites Parceiros: Curiosidades |  Livros Grátis |  Receitas |  Frases e Citações |  Ciências Biológicas |  Jogos Online